Pequenos cuidados podem evitar dores no corpo durante o inverno
Fisioterapeuta explica movimentos e cuidados que ajudam a evitar os incômodos
Foto: Camila Mendes/ Tua Rádio
Para se proteger do frio, durante o inverno é comum ver as pessoas cada vez mais encolhidas e com o corpo numa posição de “fechamento”, o que acaba dificultando alguns movimentos naturais do corpo. Esse fator é responsável pelo aumento de dores, principalmente nas regiões lombar e cervical.
O fisioterapeuta, Fábio Razera, explica que alguns métodos podem ser utilizados no dia a dia como auxilio para se evitar as dores pelo corpo. “Por causa do frio adotamos uma postura mais encolhida e a musculatura acaba travando. Esse travamento acaba causando uma compressão nervosa diminuindo o suprimento sanguíneo e ocasiona a dor. O alongamento nessa situação é sempre o que aconselhamos”, explica.
Existem também alguns cuidados que podem ser tomados dentro de casa e são capazes de diminuir desconfortos e o aumento das dores. O método mais simples é a colocação de bolsa de água morna nos locais de dor. “É importante tentar manter o corpo aquecido, principalmente nas extremidades, evitando que o nosso organismo sofra com as alterações climáticas. A colocação de bolsas térmicas nos locais de dor auxilia muito”, orienta o profissional.
Fábio comenta que após realizar os métodos que podem ser feitos em casa e a dor prosseguir, a procura por um fisioterapeuta ou um ortopedista é recomendado. “Se é dor muscular e já tentou as técnicas de alongamento, relaxamento, um calor e mesmo assim viu que não resolveu fica o alerta. Aí sim orientamos que o paciente procure um fisioterapeuta ou um ortopedista pra diagnosticar isso, se é somente muscular ou se tem alguma outra lesão envolvida também”, conclui.
Ouça a entrevista completa no player de áudio.
Comentários