Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Capuchinhos estão reunidos em assembleia

por Tales Giovani Armiliato

Convento dos Capuchinhos de Garibaldi recebe mais de 150 freis nesta terça e quarta-feira

Encontro segue até esta quarta-feira, dia 28, em Garibaldi.
Foto: Divulgação/ Rádio Garibaldi

Uma mistura de costumes, raças e dialetos estarão em sintonia nesta terça e quarta-feira (dias 27 e 28 de dezembro), no Convento dos Capuchinhos, em Garibaldi (RS), durante a assembleia de preparação do 24º Capítulo Provincial Eletivo (que acontecerá de 4 a 8 de setembro de 2017, também em Garibaldi). São cerca de 150 freis capuchinhos da Província do Rio Grande do Sul, da Custódia do Brasil Oeste e da Delegação Provincial do Haiti. O tradicional encontro, desta vez está sendo realizado em Garibaldi, justamente o local onde há 120 anos chegaram os primeiros freis da Província da Savoia ao Rio Grande do Sul. O objetivo da assembleia é fazer um diagnóstico da Província e definir prioridades que vão orientar a elaboração do planejamento provincial para o triênio 2017-2020 e fazer um balanço das inúmeras atividades e homenagens que integraram as comemorações dos 120 anos no decorrer de 2016. Além disso, o encontro possui um caráter festivo, fraterno, de relacionamento, convivência e confraternização, com a presença de quase todos os bispos do Rio Grande do Sul e de convidados especiais.

A manhã iniciou com uma celebração de abertura e a acolhida do provincial, frei Cleonir Paulo Dalbosco, seguida pela apresentação dos “120 anos de presença - elementos históricos que nos provocam hoje”, através do conhecimento do frei Vanildo Zugno, que acaba de publicar o livro Capuchinhos Franceses no Rio Grande do Sul - Presença e missão na Região Colonial Italiana e dos Campos de Cima da Serra, fruto de sua tese de doutorado. O arcebispo emérito de Feira de Santana, BA, dom frei Itamar Vian, realizou uma análise da conjuntura e situação atual da Igreja destacando os seguintes pontos: atualização da Igreja; Igreja missionária, profética e misericordiosa; evangélica opção preferencial pelos pobres, responsabilidade dos cristão leigos; Ecologia – Casa Comum; Ser Cristão Hoje; Pastoral Urbana; Migrações; Questão Agrária; Posicionamento Político, Escândalo dos Abusos Sexuais; e Crise Vocacional.

O conselheiro geral, frei Sérgio Dal Moro, marcou presença por vídeo conferência onde destacou que a trajetória dos 120 anos dos Capuchinhos faz parte do “Projeto de Deus - o espírito de Deus esteve presente na história dos antepassados e serve de ânimo para as futuras gerações”. O frei salientou o desafio com a identidade da Ordem, a riqueza do carisma e a necessidade de manter viva a memória. Uma breve apresentação foi feita pelos coordenadores dos sete Conselhos dos Setores: Serviço de Animação Vocacional – SAV, Formação Inicial, Pastoral, Obras Sociais, Meios de Comunicação Social, Administração e Econômica; da Custódia e da Delegação. A manhã encerrou com trabalho de grupos para “Avaliação do Momento Provincial”, onde o objetivo foi apontar os sinais de gratidão, sinais de esperança e sugestões de prioridades para o triênio 2017-2020. À tarde, a programação iniciou com o show de Giovane Matiello, seguida por uma sessão plenária, onde haverá espaço para comentários, pontuações e explicações.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais