Celebração de Corpus Christi mobiliza comunidade de Marau
Na manhã desta quinta-feira, 26/05, entidades e grupos se reuniram para confeccionar os tapetes em frente à Matriz
Quinta-feira, 26/05, é do Dia de Corpus Christi. Na data, a Igreja convoca os cristãos católicos para manifestarem publicamente, o amor a Cristo presente na Eucaristia. Para celebrar o momento, a Paróquia de Marau homenageia o padroeiro e escolhe como tema para o dia de Corpus Christi: Marau, a casa do Cristo Rei Redentor. “Nossa proposta é vincular as atividades de Marau ao tema da Campanha da fraternidade desse ano, “Casa comum, nossa responsabilidade”. Assim continuamos a nossa reflexão”, destaca Frei Miguel Debiasi, pároco de Marau.
É costume da Igreja Católica organizar, no Dia de Corpus Christi, a confecção dos tradicionais tapetes de rua, manifestação autêntica da data, que caracteriza a passagem da procissão do “Corpo de Deus”. De acordo com Frei Miguel, com o passar dos anos, se constatou que as pessoas, muitas vezes, querem participar, mas têm dificuldade para montar o tapete, manusear os materiais e criar as imagens. “Por isso, ano que vem pensamos em realizar um trabalho juntamente aos grupos de família, trazendo pessoas que possam auxiliar nessas dificuldades e como operacionar a preparação”, destaca o Frei. Conforme explica o pároco, outra dificuldade a ser superada é levar aos fieis, o entendimento referente à importância da festa: “Queremos por isso, motivar a comunidade. Estou contente porque aumentamos o número de grupos que este ano vão participar da celebração. E eu não quero ir embora de Marau sem conseguir contornar a praça com tapetes, através da participação da comunidade”.
Este ano, a Paróquia trabalhou em parceria com a Rádio Alvorada para incentivar ainda mais a participação das entidades e grupos no processo de confecção dos tapetes. A procissão acontece no feriado de quinta-feira, 26/05, a partir das 15h, em frente à Igreja Matriz e arredores da Praça Elpídio Fialho. O apelo da Paróquia é para que as pessoas que participarem da celebração, contribuam com a doação de um quilo de alimento. Os donativos serão destinados às Pastorais da Acolhida e do Imigrante. Uma equipe se prepara para receber os alimentos nas proximidades da Igreja Matriz. Ouça no player de áudio, entrevista com o Frei Miguel Debiasi.
Nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 26/05, as entidades estiveram reunidas no Salão Frei Gentil e dicidiram que, apesar do tempo encoberto, os tapetes seriam confeccionados ao ar livre, em frente à Igreja Matriz. Os trabalhos de produção dos tapetes de Corpus Christi se estenderam por toda manhã.
Comentários