Romaria da Terra ocorre em fevereiro de 2024
Baixar ÁudioO tema "Escutar a Mãe Terra e com Maria cuidar da vida" visa discutir as alterações climáticas atuais
Foto: Marcos Corbari/Reprodução
A Romaria da Terra é um evento de grande relevância no Rio Grande do Sul. Em 2024, a peregrinação ocorre no município de Ipê, pertencente a Diocese de Vacaria. Marcada para ocorrer no dia 13 de fevereiro de 2024, a romaria tem como tema "Escutar a Mãe Terra e com Maria cuidar da vida", e trás o objetivo de refletir sobre a necessidade urgente de cuidar do meio ambiente em tempos de desafios climáticos. O tema foi definido há mais de um ano.
O Bispo da Diocese de Vacaria, Dom Sílvio Guterres Dutra, destacou a relevância do tema escolhido para a romaria. "Vivemos em um momento em que enfrentamos muitos problemas, dificuldades e alertas climáticos, que nos chamam a cuidar cada vez mais da mãe Terra", afirmou Dom Sílvio.
Conforme Dom Sílvio, a escolha da cidade de Ipê para sediar a romaria se deu por sua identidade e reconhecimento na produção agroecológica e orgânica. No município, destaca-se o engajamento da Agricultura Familiar.
A programação da romaria inclui uma série de atividades ao longo do dia 13/02. A partir das 7h30, os participantes serão recepcionados na entrada do município de Ipê. Em seguida, haverá uma caminhada até o centro da cidade, onde será realizada uma celebração eucarística no antigo seminário dos Capuchinhos - hoje pertencente à prefeitura.
Durante o evento, serão oferecidas oficinas com alternativas de produção e cuidado da natureza, além de um painel de discussões sobre as temáticas abordadas. A expectativa é encerrar a romaria por volta das 15h30.
A Romaria da Terra costuma reunir entre 5.000 a 7.000 pessoas, e espera-se que o número seja ainda maior nesta edição. Dom Sílvio mencionou na entrevista, a conexão entre a celebração do Natal e as mudanças climáticas. Ele destacou o presépio como uma expressão de harmonia entre toda a criação, ressaltando que os seres humanos são parte integrante do todo, e as nossas ações têm repercussões no meio ambiente.
Ouça a entrevista.
Comentários