Nesta segunda comemoramos os 125 anos de chegada dos Freis Capuchinhos ao RS
Baixar ÁudioSe preferir, ouça este conteúdo no player de áudio da matéria
Neste dia 18 de janeiro, os Freis Capuchinhos celebram 125 anos de presença no Rio Grande do Sul e o berço é Garibaldi, onde chegaram os primeiros freis que vieram da França. Em entrevista ao Comando Geral, Frei Aldo Colombo, lembrou da vinda dos primeiros freis franceses da província de Saboia ao Rio Grande do Sul com a missão de socorrer espiritualmente os imigrantes italianos.
Frei Bruno de Gillonnay e frei Leão de Montsapey, acompanhados pelo ministro provincial, frei Rafael de La Roche, embarcaram rumo ao Sul do Brasil. Na primeira semana de janeiro de 1896, chegaram a Porto Alegre, onde foram recebidos por Dom Cláudio e convidados a assumir a Igreja de Nossa Senhora das Dores.
A opção dos Capuchinhos, no entanto, foi Conde d’Eu, onde poderiam implantar um novo projeto missionário junto aos imigrantes italianos. No primeiro dia, viajaram por via fluvial até Montenegro e, no dia seguinte, prosseguiram em uma carroça até a sede da Colônia Conde d’Eu, onde chegaram pela tardinha do dia 18 de janeiro de 1896, data que marca a fundação da Missão dos Capuchinhos no Rio Grande do Sul.
(acompanhe a entrevista em ouça a notícia)
Em virtude da pandemia não haverá comemoração. Frei Aldo também diz que havia sido agendado para setembro do ano passado o Capítulo Provincial. O mesmo foi adiado para fevereiro deste ano e será on-line.
Comentários