Marauense Cassiano Pertile é ordenado padre neste final de semana
Ouça a informação no player de áudio
O jovem Cassiano Pertile fará sua ordenação presbiteral neste domingo, 18/12, na Paróquia São Cristovão, de Passo Fundo. Com o lema “O Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas”, do Evangelho de São João, o marauense de 26 anos, vê como uma missão, esse próximo passo que dará no caminho de sua vocação religiosa. O diácono será ordenado padre às 15h. Sua primeira missa será no dia 25 de dezembro, Natal, às 9h, na comunidade Posse Boa Vista, meio rural de Marau.
O novo presbítero: Cassiano Alberto Pertile
Natural de Marau, Cassiano sempre fez parte da comunidade Posse Boa Vista, que pertence à paróquia São Cristóvão, em Passo Fundo, embora o território pertença ao município de Marau. Filho de Carlos Alberto Pertile e Lourdes Rissardo Pertile, o jovem vivenciou a fé dentro de casa. “Participava com a minha avó das celebrações da palavra, da preparação para o Natal e da via-sacra”, conta. Incentivado a participar das equipes de liturgia da comunidade, Cassiano se tornou catequista os 14 anos e, aos 18, foi convidado para ser ministro da eucaristia.
O chamado aconteceu pouco a pouco. “É preciso estar com os ‘ouvidos do coração’ sempre atentos e perceber a voz de Deus na história, no dia-a-dia”. Assim, quando percebeu o desejo de ser padre nascer, o jovem recorreu à família. “Estava ajudando meu pai plantar milho e foi lá, na roça, que eu olhei para ele e disse: ‘Pai, quero ser padre’. Tenho guardado dentro de mim até hoje a imagem do rosto do meu pai e as suas palavras: ‘Sim. Se é isso que você quer, vamos em frente’. Junto com a simplicidade deste sim, veio todo o apoio da minha família e a força do povo de Deus”, complementa.
Com a vocação em mente, Cassiano concluiu o Ensina Médio, iniciou o trabalho como funcionário público na Prefeitura de Marau e ingressou na faculdade de Letras. O encontro com o Seminário aconteceu cinco anos depois. E foi justamente na vivência no seminário que a experiência da vocação se fez mais forte. Além da formação, Cassiano atuou em diferentes comunidades, pastorais e serviços da Arquidiocese e, atualmente, desenvolve o seu ministério diaconal na paróquia São José, em Montauri.
Comentários