Ibiaçá prepara infraestrutura para acolher mais de 100 mil romeiros
Romaria de Nossa Senhora Consoladora acontece nos dias 23 e 24 de fevereiro
Nos dias 23 e 24 de fevereiro, Ibiaçá vai celebrar a 67ª Romaria de Nossa Senhora Consoladora. Com o tema: “Consoladora, mãe que ama e cuida da vida”, a organização espera reunir mais de 100 mil devotos no evento religioso que tem projeção nacional e internacional.
O pregador da Romaria, neste ano, será o Bispo Dom Sílvio Guterres Dutra, da Diocese de Vacaria. As principais celebrações acontecem no sábado, 23/02, às 19h30min, com procissão luminosa. No dia 24, missa campal às 10h e às 13horas, benção da saúde, objetos religiosos e procissão com o carro andor.
De acordo com o reitor do Santuário Nossa Senhora Consoladora, padre Édio Brezolin, a romaria penitencial conta com a colaboração de aproximadamente mil voluntários da própria comunidade que atuam em diversas áreas como: ornamentação, liturgia, praça de alimentação, limpeza e fiscalização. “Somos gratos pela generosidade, o empenho de cada trabalhador que na riqueza de dons e talentos presentes em cada um dão o suporte necessário e imprescindível para a romaria”, afirma o reitor.
Preparativos
Há meses a organização trabalha em melhorias em torno do Santuário. A cidade também recebe aporte das Secretarias Municipais, com limpeza de ruas, quadra da mata, espaços públicos para bem acolher os romeiros que de longe chegam para agradecer ou pedir graças. Muitos se acampam na quadra da mata.
Para o prefeito em exercício de Ibiaçá, Angelo Golin, a Romaria é a expressão da fé do povo ibiaçaense que acolhe o ano inteiro devotos e se alegra em receber tantos romeiros de Nossa Senhora, especialmente nos dias 23 e 24 de fevereiro. “Estamos com frentes de trabalho atuando em diversos pontos da cidade para garantir a infraestrutura necessária para o evento”, diz Golin.
Saúde
O evento conta com trabalho dos profissionais da saúde, Secretaria Municipal, Fundação Hospitalar, Ambulância, Bombeiros Voluntário de Tapejara e Sananduva, Defesa Civil, de Passo Fundo e Erechim.
Segurança
Atuam nesta área Delegacia de Polícia de Ibiaçá, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Empresas Prestadoras de Serviços, contratadas.
Alimentação
A praça de alimentação neste ano, pela primeira vez, vai oportunizar pagamento com cartão de crédito e débito. A organização estima consumo de mais de 24 mil quilos de carne e mondongo. Também são oferecidos diversos tipos de lanches.
Comentários