Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Jesus: líder e Pastor que conduz à vida.

por João Romanini

16º Domingo do Tempo Comum - 21/07/2024

Foto: Divulgação

DÉCIMO SEXTO DOMINGO DO TEMPO COMUM – 21/07/2024

Jesus: líder e Pastor que conduz à vida.

ACOLHIDA

Animador: Acolhemos a todos que vieram celebrar e cultivar a fé em Jesus, o Pastor, que sempre atento às necessidades de suas ovelhas, se compadece, ama e cuida. Hoje, Ele dirige a cada um de nós a Sua Palavra, inspirando as ações daqueles que, em sua missão, como bons pastores se doam na construção de um mundo justo. Com alegria, colocamo-nos diante d’Ele, o Pastor que nos guia, acompanhemos a procissão de entrada, cantando.

 

ATO PENITENCIAL

Presidente: No início desta celebração eucarística, peçamos perdão por nossa insensibilidade e indiferença diante de tantas situações de irmãos desamparados e abandonados, como ovelhas sem Pastor, cantando.

 

GLÓRIA

Animador: Como batizados, somos chamados a sermos pastores e pastoras. Glorifiquemos a Deus por tantos leigos e consagrados que assumem sua missão de cuidar, proteger e conduzir o rebanho do Senhor, cantando.

LITURGIA DA PALAVRA

Primeira Leitura: Jr 23,1-6

Salmo Resposnsorial: O Senhor é o Pastor que me conduz, felicidade e todo bem hão de seguir-me!

Segunda Leitura: Ef 2,13-18

Evangelho: Mc 6,30-34

RELEXÃO

- A liturgia deste domingo evoca a figura do Pastor. Na Bíblia, atribui-se a imagem de pastor, a todos os que tem responsabilidades para com a vida do povo. A imagem do pastor se atribui tanto aos que atuam no campo religioso, como político e social. Na Igreja, atribui-se, de modo especial o título de pastor ao Papa, bispos, padres e pessoas consagradas. Porém, todos os leigos e leigas engajados na diversidade de pastorais em nossas comunidades, são de modo igual pastores e pastoras. No tempo do profeta Jeremias, e no tempo de Jesus, como nos dias de hoje, muitos dos que tinham e tem essa responsabilidade cuidavam e cuidam somente dos seus interesses. Em vez de servir, serviam-se, e servem-se do povo para satisfazer suas ambições, sua ânsia desenfreada de ter e de poder. São os mercenários, falsos pastores, nem sempre fáceis de identificar, porque são lobos que se vestem com peles de ovelhas. Diante disso, Deus promete ao povo autênticos pastores que cuidam, alimentam e protegem o rebanho dos lobos cada vez mais ferozes e vorazes. Envia-lhes profetas e por fim o Bom Pastor: Jesus Cristo.

- No salmo rezamos: “O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará”. Esse Pastor que vai conduzir as ovelhas por bons caminhos, por prados verdejantes, dando-lhes segurança. É um salmo extremamente confortador, pois fala daquele em quem podemos confiar plenamente: Jesus Cristo. Este é o Pastor que nunca nos decepcionará. Quem confia no Bom Pastor que Deus Pai colocou à frente do seu rebanho, não desanima na missão.

- No Evangelho, Jesus, o Bom Pastor, com os apóstolos, procura um lugar sossegado para descansar. O pastor precisa de descanso, precisa recuperar suas forças para poder cuidar bem do rebanho, mas há momentos em que isso se torna quase impossível, pois as ovelhas correm risco. Uma imensa multidão procura Jesus. Ele vê aquela multidão de necessitados, de ovelhas sem pastor, abandonadas à sua própria sorte, sente compaixão. Ele coloca-se na pele deste povo sofrido, explorado e oprimido impiedosamente, sente em seu coração a dor, a miséria dessa gente. Ele adia o descanso, vai ao encontro deles, alimenta-os com o Pão da Palavra, do conforto, do encorajamento, o pão do amor, da ternura, da atenção. Ele cuida de suas feridas, alivia suas dores, devolve-lhe a dignidade perdida ou roubada. Reascende neles a alegria, a esperança de viver.

- Todos nós, discípulos missionários de Cristo, também somos ungidos como pastores e pastoras. E hoje, mas do que nunca, os lobos vorazes, muitas vezes dissimuladamente se apresentam com peles de ovelha, enganam, devoram a vida, os direitos e os sonhos do imenso rebanho. Movidos por sentimentos de misericórdia e compaixão devemos configurar-nos com Jesus, o Bom Pastor em seu ser, seu agir e seu estilo de vida, defendendo a dignidade, os direitos do rebanho, para que TODOS tenham vida, e a tenham em abundância.

 

PRECES DA COMUNIDADE

Presidente: Jesus se revela verdadeiro líder que conduz à vida. Confiantes, digamos: Bom Pastor, cuidai do Vosso rebanho!

1 – Para que nossas lideranças e nossos trabalhos pastorais sejam de fato serviço de promoção da vida e da dignidade de todos, peçamos.

2 – Pelo grande profeta e pastor, nosso Papa Francisco, pelos Bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas e lideranças de nossas comunidades, para que movidos pela força da fé, do amor e da compaixão estejam sempre a serviço de todo o rebanho, peçamos.

3 – Por todos os cristãos, para que, na sua liberdade, tenham a coragem de responder afirmativamente ao chamado que Jesus lhes faz, peçamos.

4 -  Por aqueles que se encontram como "ovelhas sem pastor", para que saibam distinguir a voz dos falsos pastores, e sigam a voz do Bom Pastor Jesus Cristo e dos que receberam e assumem com paixão a mesma missão de Jesus, peçamos.

 

OFERTÓRIO

Animador: No pão e vinho, que no altar se tornam o corpo e o sangue de Jesus Cristo, o Bom Pastor, oferecemos ao Senhor a nossa disponibilidade ao seu chamado. Cantemos.

 

COMUNHÃO

Animador: Jesus, movido pela compaixão, partilha o pão e alimenta a multidão faminta. Que esta Eucaristia nos fortaleça e nos comprometa para lutarmos por pão, vida e dignidade para todos. Cantemos.

 

                                                             

Autor:  Frei Carlos Raimundo Rockenbach <fr.carlos. OfmCap

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais