Romaria em honra a Santa Maria Bernarda acontecerá domingo
Evento religioso é realizado na Comunidade de São Miguel, interior de Marau
No próximo domingo, dia 17/05, acontecerá a 6ª Romaria em honra a Santa Maria Bernarda, evento acontece na Comunidade de São Miguel, interior de Marau.
Na programação, haverá a Santa Missa Festiva, às 11h; almoço com churrasco padrão e serviço de copa e cozinha às 12h; e Benção da Saúde às 14h.
Reservas para carne podem ser obtidas pelos telefones: 54 9122 0428 e 54 9937 9879.
Quem foi Santa Maria Bernarda?
Verena Bütler era seu nome de batismo. Nasceu no povoado de Auw, na Suíça, em maio de 1848. Teve a graça de nascer e ser educada numa família de muita fé e sólidos valores.
No vigor de sua juventude, aos 19 anos de idade, se consagrou a Deus na vida religiosa contemplativa, num convento chamado Maria Auxiliadora. E ao entrar na vida religiosa mudou seu nome Verena, por Maria Bernarda.
Vinte anos depois, ao receber carta de um bispo missionário da Diocese de Porto Velho, no Equador, D. Pedro Schumacher, que relatava a imensa necessidade que tinha Equador de missionárias, de religiosas, de educadoras, pois as famílias, os jovens e as crianças estavam abandonados, ela sentiu que era um chamado de Deus. Com ela se entusiasmaram também outras religiosas.
Depois de receber a licença do Santo Padre e do Bispo do lugar, no dia 19 de junho de 1888, acompanhada de seis jovens religiosas, a Madre Maria Bernarda partiu para sempre de sua pátria, de sua família, de seu querido convento. Este passo marcou o início da Congregação de Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, com Maria Bernarda como superiora-fundadora.
No Equador, o campo de missão de Madre Bernarda e suas primeiras Irmãs foi imenso, mas, infelizmente, apenas passados 7 anos, uma revolução política antirreligiosa expulsou daquele país a bispos, sacerdotes e todos os missionários e missionárias.
Abandonada à Providência divina, a Madre Bernarda, com suas Irmãs, fugiu por mar e chegou a Cartagena, na Costa da Colômbia. Ali foram acolhidas paternalmente pelo Bispo D. Eugênio Biffi. Chegou à Colômbia peregrinando como Abraão, rumo ao desconhecido, com a fé invencível dos profetas que se apoiam só no Senhor, sem mais armas que o crucifixo, sem mais riquezas que as contas do Rosário, sem mais seguranças que seu amor a Deus e o zelo para difundir o Evangelho.
Durante 36 anos, sem nunca regressar a sua pátria, evangelizou e santificou com seu trabalho e sua oração, com a entrega de sua vida, primeiro as terras do Equador, e depois Colômbia. A santidade de sua vida, a heroicidade de suas virtudes impressionavam a todas as pessoas.
Durante sua vida, a Congregação se expandiu por Colômbia, e ela enviou Irmãs à Europa e ao Brasil, chegando aqui as primeiras Irmãs em 1911 (há 101 anos atrás). Hoje estão presentes em vários estados do nosso país.
Santa Maria Bernarda faleceu no dia 19 de maio de 1924, em Cartagena, Colômbia, aos 76 anos de idade e com grande fama de santidade. O pároco da Catedral anunciou sua morte com estas palavras: "Esta manhã, em nossa cidade, faleceu uma santa: a reverenda Madre Bernarda". Verdadeira profecia que hoje vemos realizada.
Cartagena, na Colômbia, é guardiã de seus venerados restos mortais e aí está seu santuário, lugar de muitas peregrinações e bênçãos e temos uma irmã brasileira, Ir. Neiva Secco.
No dia 12 de outubro de 2008 o Papa Bento XVI declarou Maria Bemarda como Santa e estabeleceu que sua festa seja celebrada em toda a Igreja no dia 19 de maio.
Fonte: franciscanasmma.com.br
Comentários