Missa dos Santos Óleos celebra a unidade da Igreja
Celebração reuniu o clero regional na Catedral Metropolitana de Passo Fundo
Foto: Divulgação
“Em Cristo se realiza toda a expectativa. Nele, temos a beleza e a grandeza do Evangelho. Cristo é o tempo presente.” A frase, que iniciou a homilia de dom Rodolfo Weber, arcebispo da Aquidiocese de Passo Fundo, na Missa dos Santos Óleos, realizada na manhã desta Quinta-feira Santa, 13/04, expressa não apenas o momento vivido pela Igreja Católica, mas, também, a proposta da celebração: reunir os padres das 53 paróquias para abençoar os óleos do Batismo, do Crisma e dos Enfermos, que serão utilizados durante o ano de 2017, a partir da Páscoa.
A Missa dos Santos Óleos, ou Missa do Crisma, é, para a Igreja, sinal de comunhão. Em sua homilia, dom Rodolfo elencou três marcas centrais do Evangelho: a alegria em ser cristão, a unidade e a boa nova a ser anunciada. A missa, que reuniu o clero regional, aconteceu na Catedral Metropolitana de Passo Fundo.
A bênção dos óleos do batismo – que é o óleo da força -, do crisma – que simboliza o desejo de Cristo de acompanhar o seu povo - e o dos enfermos - que lembra a situação humana de fragilidade e limitação – envolveu a comunidade que presenciou, ainda, a renovação das promessas sacerdotais dos padres – ritos que, para o arcebispo metropolitano, são essenciais para a continuidade da missão.
Comentários