Bispos do Rio Grande do Sul realizam assembleia
A Diocese de Caxias do Sul vai ser a sede do próximo encontro de final de ano
A assembleia do CONSER (Conselho Episcopal Regional), reunindo os bispos das dezoito dioceses do Rio Grande do Sul, ocorreu entre os dias 05 e 07 de dezembro, na casa Tiberíades, em Cidreira. A próxima assembleia de final de ano ocorrerá na Diocese de Caxias do Sul.
O encontro em Cidreira, que contou com a coordenação de Dom Jaime Spengler, presidente do Regional Sul 3, teve como dinâmica do evento, momentos celebrativos, partilha da caminhada de cada diocese e também das diversas comissões pastorais.
Os bispos eméritos foram convidados a participar. Estavam presentes dois bispos eméritos, Dom Girônimo Zanandrea, bispo emérito de Erechim, e Dom José Mário, bispo emérito de Rio Grande. Dom Antônio Carlos Altieri, arcebispo emérito de Passo Fundo, esteve presente no último dia do encontro.
Também esteve participando o Pe. Flávio Bordão Soares, administrador diocesano da Diocese de Uruguaiana, que encontra-se vacante, ou seja, sem um bispo.
A assembleia dos bispos ocorre duas vezes ao ano, sendo uma vez antes da Assembleia Regional da Ação Evangelizadora que acontece na metade do ano, em São Leopoldo.
Durante a assembleia foram redefinidos os bispos referenciais de cada dimensão ou pastoral. Dom Leomar Brustolin foi indicado para acompanhar a Pastoral da Comunicação. Dom Leomar já é o referencial da Comissão de Cultura, Educação Ensino Religioso e Universidades e também da Comissão para a Doutrina da Fé.
Na Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, que tem como bispo referencial Dom Rodolfo Weber, arcebispo de Passo Fundo, Dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande, foi indicado para acompanhar as Pastorais da Saúde, da Sobriedade e DST/AIDS. Também dentro das Pastorais Sociais, Dom Liro Meurer, bispo de Santo Ângelo, irá acompanhar a Pastoral da Criança.
Comentários