Com a presença do Ministro Provincial, freis promovem Capítulo local no Convento São Boaventura
Baixar ÁudioFrei Nilmar Carlos Gatto conversou com a reportagem da Tua Rádio Alvorada
Foi realizado em Marau nesta quarta-feira, 06/04, o Capítulo Local dos Freis Capuchinhos. Participaram do encontro, no Convento São Boa Ventura, os frades que atuam nas paróquias de Marau, Itapuca, Camargo, Nova Alvorada e Nicolau Vergueiro. Presente na assembleia, o Frei Nilmar Gatto, Ministro Provincial dos Capuchinhos no Rio Grande do Sul, Rondônia, Mato Grosso e Haiti, destacou à reportagem da Tua Rádio Alvorada que além do planejamento anual, a reunião de 2022 também esteve pautada nos jubileus dos 125 anos de Presença Franciscana Capuchinha em terras gaúchas e 80 anos de fundação da província, que em 1942, se tornou independente dos frades franceses.
“Vamos viver este momento importante que nos faz recordar a chegada dos freis franceses em Garibaldi, no ano de 1896. Nossa missão se prolongou aos demais estados e também no país da república haitiana. Atualmente, 56 freis atuam fora do Rio Grande do Sul para formar novos frades que possam dar continuidade ao nosso histórico para a construção do Reino de Deus”, destaca o provincial.
Entre os religiosos da província, dois brasileiros estão no Haiti, onde, juntamente com outros 13 freis nascidos no país, vivem, diariamente, o clima de violência que se instalou na nação, considerada a mais pobre das Américas, sobretudo após o assassinato do presidente Jovenel Moise. “Felizmente, não tivemos nenhum representante da província sequestrado ou violentado. Isso ocorre por lá, com frequência. Religiosos estrangeiros são feitos reféns na tentativa de extorquir as congregações religiosas. E em muitas circunstâncias, o dinheiro é utilizado para a compra de armas”, explica Frei Nilmar.
Ouça a íntegra da entrevista no player de áudio.
Ainda sobre os jubileus celebrados em 2022, o provincial ressalta que compete à congregação, valorizar cada frade e a equipe missionária nestes 125 anos de identidade, pertença e missão, além de projetar um futuro com esperança de uma fraternidade que quer cultivar na vida e na missão o lema: “Fratelli Tutti: Identidade, Pertença e Missão”.
Uma equipe preparatória, composta por frades da província, elaboraram diversas atividades festivas para o ano. O cronograma de eventos inclui a cidade de Marau, onde os frades também se prepararam para as comemorações junto à comunidade.
Comentários