Audiência para debater reforma da Matriz acontece nesta quinta-feira
Objetivo é resgatar características originais da construção, datada de 1935
A audiência pública para debater a reforma da Igreja Matriz de Marau acontece nesta quinta-feira, 06/10, às 19h30, no Salão Paroquial Frei Gentil. Na oportunidade a comunidade poderá manifestar sua opinião sobre a obra, que está paralisada desde maio.
Uma ação está sendo movida no Ministério Público e questiona a perda de elementos históricos da igreja, especialmente no piso. A audiência também será o momento de ambas as partes - comissão de reforma e autor da ação - apresentarem seus argumentos. Desde o final de semana a Igreja Matriz está aberta para que a população possa verificar a situação do piso original.
Ainda no ano passado foi formada uma comissão de profissionais e pessoas da comunidade, que voluntariamente coordenam o processo de reforma, acompanhados de um especialista em arqui. Segundo eles, o objetivo é restaurar o original de tudo aquilo que for possível, tanto que a Rádio Alvorada realizou um chamamento para que quem tivesse fotos antigas da igreja, as emprestasse para a comissão fazer cópias.
Um orçamento estimado em R$1.890.000,00 deve ser investido para resgatar características originais da construção datada de 1935. Porém, os ladrilhos estão muito danificados. O projeto de reforma, assinado por Marcelo Nedeff, prevê a pavimentação com mármore e granitos em três cores. Nos corredores serão desenhados monogramas que reproduzem as chagas de Jesus.
Comentários