Noviços Capuchinhos fazem primeira profissão religiosa
A celebração dos sete jovens acontece nesta quarta-feira, 04 de outubro - Dia de São Francisco de Assis
Foto: Viccenzo Gaio/ Tua Rádio
Sete noviços capuchinhos farão a primeira profissão religiosa no dia 04 de outubro, no Salão Frei Gentil de Marau. Eles concluem um ano de estudos na Fraternidade São Boaventura, sede do noviciado da província do Rio Grande do Sul. Quatro de outubro é a Festa de São Francisco de Assis. Os freis Gaphene Ilasma e Jean Peterson Notis do Haiti, Pedro Rodrigues dos Santos Junior, Alex Rodrigues da Silva, Julio Trindade dos Santos Rodrigues e Thalles de Lima Bruno de Mato Grosso e Rondônia e o gaúcho Cristian Martins Almeida, professam diante da comunudade e de familiares. Os jovens capuchinhos escolheram o lema “Fazei Tudo o que Ele vos disser”, do Evangelho de João.
Frei Thalles de Lima Bruno explica que a escolha desta passagem do evangelho de João, foi importante para o grupo dos sete jovens. "Durante um ano permanecemos no noviciado em Marau, com nossas diferenças, conhecemos profundamente a vida, a missão, o carisma dos capuchinhos. Então neste lema está contida as últimas palavras de Maria no Evangelho de João. E no nosso entender, são as primeiras de cada cristão que assumem a missão evangelizadora. Estas palavras de Maria são a herança que ela nos deixou. Trata-se de uma expressão que evoca a fórmula de fé utilizada pelo povo de Israel no deserto do Sinai, em resposta às promessas da aliança: O que o Senhor disse, nós o faremos! ”, explica o jovem noviço.
Para o Frei Pedro Rodrigues dos Santos Junior, "esse ano foi realmente um ano de grande experiência. Um grande ano para poder concretizar a nossa opção pela vida religiosa. Então foi um ano que nós traz grande experiência e isso é muito gratificante. Nós traz novas convicções, novas formas de ver e entender culturas diferentes. Então para mim foi tudo muito gratificante, bem enriquisidor. Isso é sempre muito valido na nossa caminhada vocacional, comenta.
O Mestre de Noviços Frei Genésio Fracasso explica que o Noviciado é um ano no itinerário formativo, um período de intensa experiência do ser frade capuchinho. Eles experimenta momentos fortes de oração, contemplação, trabalho, conhecimento da vida fraterna, entre outros aspectos da vida humana e comunitária - características franciscanas. "É a partir do Noviciado que o jovem passa a dispor de um hábito, para usá-lo sempre que oportuno e começa a ser chamado de frei ou irmão, porque sua grande meta será a de ser irmão em tudo e em todos os lugares, à exemplo de São Francisco de Assis”, ensina frei Genésio.
O Ministro Provincial dos Capuchinos do Rio Grande do Sul, Frei Nilmar Carlos Gatto, diz que se sente feliz em acolher os jovens à vida capuchinha. “A Província Sagrado Coração de Jesus, se sente enriquecida com este grupo que chega", comenta. Nesta quarta-feira, 04/10 um novo grupo ingressa no convento São Boaventura de Marau e o atual grupo segue o itinerário formativo, frequentando a Faculdade de Filosofia e realizando outros serviços em diferentes fraternidades.
Comentários