Assinatura de termos sela fim do debate referente aos ladrilhos da Igreja
Reforma na Matriz pode ser retomada a qualquer momento
Dois termos de compromisso foram assinados na noite desta sexta-feira, 02/12, selando o fim das discussões referentes à restauração dos ladrilhos da Igreja Matriz. A reforma do imóvel está suspensa há aproximadamente sete meses, desde que uma ação foi movida por uma pessoa da comunidade que questionava a obra da Paróquia, por entender que o descarte dos ladrilhos do piso do imóvel seria uma ameaça à proteção dos bens municipais de valor histórico.
Um dos termos é especificamente referente à reforma e ao piso da igreja, assinado pelo Frei Miguel Debiasi, em nome da Mitra Diocesana. No documento consta que quaisquer ladrilhos possíveis de serem reutilizados façam parte de um projeto a ser executado pela comissão responsável pelas obras de revitalização da igreja. O outro termo incumbe a próxima administração pública municipal de realizar um inventário dos bens de valor histórico do município e discussão para mudanças no plano diretor da cidade.
Os termos foram assinados pelo pároco, Frei Miguel Debiasi, pelo prefeito eleito, Iura Kurtz, pelo atual vice-prefeito, Odolir Bordin, e pelo presidente da Câmara de Vereadores, Matheus Fernandes. Os integrantes da comissão responsável pela reforma da igreja também assinaram como testemunhas.
De acordo com o promotor, durante todo o trâmite da ação se observou atentamente a manifestação de cada uma das partes e também da comunidade que esteve presente na audiência pública realizada no dia 06/10. "Ouve muito diálogo e o MP procurou manter um canal aberto para todos", disse Fabrício Allegretti. Para o frei Miguel Debiasi, a vontade da população prevaleceu, a mesma que foi legitimada na reforma realizada ainda nos anos 50. Segundo Dorval Meneguzzi, integrate da comissão responsável pelas obras, os trabalhos serão retomados tão logo for possível - ouça no player de áudio.
Após a assinatura dos termos, um jantar de confraternização foi realizado no Salão Frei Gentil. Na ocasião foi feita a entrega dos prêmios da ação entre amigos da 96ª Festa de Crsito Rei, incluindo o automóvel zero quilômetro.
Comentários