Como compreender e aceitar a morte? Psicóloga explica
Muitas pessoas sentem medo e apresentam resistência ao falar do assunto
Morrer deve ser entendido como um evento tão natural quanto nascer, mas o tema ainda assusta e é evitado por muitas pessoas. Há certa resistência em falar e tratar sobre o assunto. Mas como compreender a morte? Como aceitar a morte?
Segundo a Psicóloga – especialista em luto, Jaqueline Moreira, “a morte é um assunto que as pessoas não querem falar. A morte no contexto de luto é um dos maiores tabus a ser falado. Porém, os profissionais da psicologia vêm trabalhando cada vez mais sobre o tema e sobre o luto”, comenta.
Existem alguns estágios para compreender e aceitar a morte. A psicóloga destacou que no passado as pessoas tratavam a morte com maior naturalidade, hoje ela é negada e se evita o luto. Explicou que vivenciar o luto é fundamental, é preciso relembrar todos os momentos e emoções vividas com o ente querido para assim se despedir definitivamente e conseguir superar a perda.
A dor e o sofrimento fazem parte do contexto natural da vida. “Existe o início, o meio e o fim”, afirma Jaqueline. “Por isso que essas emoções precisam ser vividas e enfrentadas, para no futuro não gerar sofrimento, culpa, transtornos e até mesmo depressão. Ciclos iniciam e devem ser encerrados”, finaliza.
Comentários