Nossa Senhora dos Navegantes: comunidade Sede Independência Taquari prepara festa em honra à padroeira
Baixar ÁudioTradicional procissão pelo rio ocorre no domingo, após dois anos suspensa por conta da pandemia
Neste dia de homenagens à Nossa Senhora dos Navegantes, os moradores e lideranças de Sede Independência, reforçam o convite para que fieis de toda a região prestigiem a tradicional festa em honra à padroeira da comunidade, localizada entre Marau e Passo Fundo. O tríduo iniciou na quarta-feira, 01/02, e segue até sexta-feira, 03/02, quando haverá a bênção da garganta. As missas têm início às 20h30.
No domingo, a tradicional e muito esperada procissão fluvial, é realizada a partir das 10h, com missa e embarque da imagem da Santa para a procissão em passagem de barca pelas águas do Rio Taquari-Mirim. Uma embarcação é ornamentada com as cores que caracterizam a Santa - branco e azul - percorre cerca de 400 metros até a igreja. Os devotos acompanham pela lateral do rio e retornam à capela para benção final e bênção da garganta. Em função da pandemia, a festa, uma das maiores da região, foi suspensa nos últimos dois anos e volta a acontecer em 2023 com a expectativa da presença de público recorde.
A tradicional cerimônia religiosa ocorre em Sede Independência Taquari há dezenas de anos. Talvez, quase cem”, destaca Flávio Bernardi, liderança da comunidade. Ouça a entrevista no player de áudio
Na programação festiva haverá também venda de cucas e pastéis fritos na hora, após as celebrações do tríduo, e churrasco que será servido no sábado e no domingo de meio-dia.
Historicamente, a devoção por Nossa Senhora dos Navegantes é herdada de Portugal e está associada às navegações do século XV. A fé representa a proteção de Maria para aqueles que percorriam longos trajetos pelo mar para regressarem aos seus lares. No Brasil, nesta data, 2 de fevereiro, enquanto os católicos festejam Nossa Senhora dos Navegantes, religiões afro-brasileiras cultuam Iemanjá.
Comentários