Turra vai receber o título de deputado emérito da Assembléia Gaúcha
Votação que escolheu o nome do marauense aconteceu nesta terça-feira, 30/08
Deputado constituinte, líder conhecido pela forte atuação em defesa do agronegócio e da agricultura familiar, autor de projetos que impulsionaram a economia gaúcha e figura admirada inclusive por seus adversários políticos. Esses atributos fizeram com que parlamentares gaúchos aprovassem, com unanimidade, o nome de Francisco Turra como Deputado Emérito. A votação ocorreu nesta terça-feira, 30/08, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Nascido em Marau, Francisco Turra exerceu dois mandatos na Assembleia (1987 a 1994). Durante o período, ele se destacou por ser autor do projeto de lei que originou o Código Florestal do RS e de outro sobre a preservação do solo agrícola. Pela atuação marcante em favor do desenvolvimento econômico, com foco na reforma tributária, Turra recebeu, em 1987, o Prêmio Springer, maior láurea concedida a parlamentares gaúchos.
Em sua trajetória pública, Turra também foi, entre outras passagens, prefeito de sua cidade natal, deputado federal, presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e ministro da Agricultura. Atualmente ele preside a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), com sede em São Paulo, que representa empresas e entidades das cadeias agroindustriais de aves, ovos e suínos de todo o Brasil.
A concessão do título de Deputado Emérito ocorre a partir da indicação de um parlamentar e depende de aprovação de, no mínimo, dois terços dos deputados. A homenagem ocorre apenas uma vez por ano e já foi entregue a figuras como Pedro Simon, Paulo Brossard e Ibsen Pinheiro. A distinção, que destaca deputados com prestação de serviços relevantes ao Poder Legislativo, foi proposta pelo líder da bancada do Partido Progressista (PP), Frederico Antunes.
Comentários