Tua Rádio Alvorada transmite solenidade de posse de Edegar Pretto na AL-RS
Deputado do PT asume presidência da Casa Legislativa gaúcha nesta terça-feira, 31/01
Nesta terça-feira, 31/01, às 14h, a Tua Rádio Alvorada transmite a solenidade de eleição e posse da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa gaúcha para o período 2017/2018. A cerimônia ocorrerá no Plenário 20 de Setembro. Por acordo de lideranças, a chapa única terá como presidente o deputado Edegar Pretto (PT).
Completam a mesa diretora:
1º vice-presidente - Liziane Bayer (PSB)
2º vice-presidente - Frederico Antunes (PP)
1º secretário - Juliana Brizola (PDT)
2º secretário - Juvir Costella (PMDB)
3º secretário - Adison Troca (PSDB)
4º secretário - Maurício Dziedricki (PTB)
1º suplente - Valdeci Oliveira (PT)
2º suplente - Juliano Roso (PCdoB)
3º suplente - Bombeiro Bianchini (PPL)
4º suplente - Missionário Volnei (PR)
Edegar Pretto possui uma trajetória marcada pelas lutas dos movimentos populares. É um dos nove filhos do deputado Adão Pretto, falecido em 2009. Em 1990, Edegar foi um dos coordenadores da campanha que garantiu a eleição de Adão Pretto como deputado federal e de Antônio Marangon como estadual. Entre 1991 e 1994, foi assessor na Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, depois integrou a administração popular da cidade de Novo Barreiro, na primeira gestão do PT no município e uma das pioneiras do interior do Estado. Foi chefe de gabinete do prefeito em Novo Barreiro, e secretário da Fazenda no município. Ainda em Novo Barreiro, foi coordenador de campanha vitoriosa que elegeu o prefeito, e na gestão ocupou o cargo de secretário de Administração. A partir de 1999, Edegar atuou como chefe de gabinete nos três mandatos do deputado estadual Dionilso Marcon, na Assembleia Legislativa.
Em 2010, foi eleito para seu primeiro mandato com 69.233 votos, o mais votado da bancada do PT. Por dois anos foi líder da bancada do PT no governo Tarso Genro. Também tem trabalho reconhecido internacionalmente na luta pelo fim da violência contra as mulheres. É membro do Comitê Brasileiro Impulsor do Movimento Mundial ElesPorElas, da ONU, que reúne personalidades, instituições e empresas na luta pela igualdade de gênero e fim da violência contra as mulheres. É coordenador da Frente Parlamentar do Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres e da Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa da Alimentação Saudável. Em 2014 foi reeleito com 73.122 votos, e pela segunda vez o deputado mais votado do partido.
Movimentos promovem ato popular de posse
Após os cumprimentos na Assembleia o deputado Edegar Pretto será recebido na Praça da Matriz para um ato popular de posse, marcado para 16h30. O ato é organizado por movimentos populares do campo e da cidade e centrais sindicais, e deve reunir cerca de duas mil pessoas que virão de todas as regiões do estado. Conforme os organizadores, o objetivo é marcar um dia histórico em que um lutador das causas do povo assume a presidência da Casa Legislativa gaúcha.
* Em colaboração com a Agência de Notícias da ALRS
Comentários