Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Deputado Sérgio Turra defende manutenção de partos em hospitais de Casca e David Canabarro

por Ana Lúcia Jacomini

Assunto será ampliado na próxima semana, em Passo Fundo

Deputado recebeu comitiva de Casca e de David Canabarro
Foto: Divulgação

Aprovada no início deste mês, a resolução que regionaliza a realização de partos no Rio Grande do Sul está preocupando lideranças da região da Produção. Nesta segunda-feira, 29/05, o deputado estadual Sérgio Turra (PP) participou de uma audiência na Secretaria da Saúde para tratar do assunto. Acompanhado de uma comitiva de Casca e de David Canabarro, o parlamentar afirmou que a decisão está causando apreensão nas comunidades menores.  Turra também defendeu a manutenção dos serviços de obstetrícias nesses municípios.

Conforme o parlamentar, o Hospital Santa Lúcia de Casca e o Hospital São José de David Canabarro não registram os 365 partos por ano - pela nova medida, para seguir realizando partos com recursos estaduais, é necessário um número mínimo por ano - porém, estas casas de saúde possuem estrutura necessária para atender com segurança as gestantes. Para o deputado,  o fechamento do serviço de obstetrícia acabaria influenciando outras áreas dos hospitais e comprometendo o funcionamento como um todo.

O secretário adjunto da Saúde, Francisco Paz, afirmou que o objetivo da regionalização é qualificar a atenção à saúde da mulher e do recém-nascido, reduzindo os índices de mortalidade infantil. No entanto, Paz também garantiu que a medida não visa a economia de recursos. Segundo o secretário, a maioria das regiões já entrou em um consenso quanto ao atendimento regionalizado. Para buscar uma solução em conjunto com as instituições de saúde, Turra sugeriu a realização de um novo encontro. A nova reunião será realizada nos dias 05 e 06 de junho, em Passo Fundo.

Atualmente, nos 62 municípios de abrangência da Sexta Coordenadoria Regional de Saúde (6ª CRS), 18 hospitais podem realizar partos pelo sistema público. Com a nova medida, somente sete hospitais são considerados adequados para continuarem a oferecer o serviço. São eles:  o Hospital da Cidade e o Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, Hospital Cristo Redentor, de Marau; Hospital São Paulo, de Lagoa Vermelha; Hospital Frei Clemente, de Soledade; Hospital de Caridade, de Carazinho; e Hospital Santo Antônio, de Tapejara.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais