Rio Grande do Sul disponibiliza linha de crédito para bombeiros voluntários
Programa lançado pelo Badesul é destinado ao financiamento de equipamentos e infraestrutura
Foto: Divulgação/Governo do Estado
O Rio Grande do Sul passa a contar com o programa Badesul Cidades - Bombeiros Voluntários. A nova linha de crédito é voltada às necessidades de investimento dos municípios gaúchos para a prevenção a incêndios e demais atividades realizadas pelos bombeiros. O programa tem o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável por meio de melhorias na qualidade dos serviços prestados, impactando na qualidade de vida da população.
Segundo o presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul (Voluntersul), Anderson Jaciel, o novo programa representa um avanço importante para o segmento, que completa 50 anos de atuação no Estado. Cerca de 350 municípios não possuem estrutura de bombeiros, conforme a Voluntersul. Aproximadamente 50 corporações de Bombeiros Voluntários atuam no Estado e outros 93 municípios contam com bombeiros militares.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Joel Maraschin, esclareceu que serão duas formas de acessar os recursos.
1. Por meio das prefeituras, serão disponibilizados financiamentos para aquisição de equipamentos pesados, caminhões, ambulâncias e equipamento de resgate de maior valor.
2. Diretamente com as associações de Bombeiros (com capacidade financeira comprovada), os recursos serão destinados para a aquisição de equipamentos de proteção individual e material de uso diário.
A presidente do Badesul, Jeanette Lontra, afirmou que o programa vai contribuir para que mais municípios gaúchos possam contar com a atuação de bombeiros. O financiamento ocorrerá através de recursos próprios do Badesul e terá como prioridade:
a) Projetos locais ou regionais que estejam aderentes aos objetivos estratégicos de programas e projetos do governo do Estado, associados com a elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Rio Grande do Sul;
b) Projetos desenvolvidos pelas prefeituras do Rio Grande do Sul em prol do bem-estar de suas comunidades;
c) Projetos que tenham como prioridade a promoção de sustentabilidade ambiental, equidade de gênero e raça.
Comentários