Marau tem diminuição de mulheres concorrendo ao cargo de vereador
Porém, nesta eleição o público feminino terá pela primeira vez representatividade na corrida eleitoral ao cargo de Prefeito municipal
A participação de mulheres disputando cadeira no legislativo diminuiu em Marau. Na última eleição, em 2020, 22 candidatas concorreram frente as 54 candidaturas inscritas oficialmente. O número representava 40% de mulheres concorrendo. Em 2024, dos 63 candidatos a vereador, 18 são mulheres. Isso quer dizer que 28% das candidaturas totais são femininas. Em termos de diminuição no comparativo, 2024 apresenta 12% a menos de mulheres candidatas a vereadora.
Marau vai em contramão ao estado no que diz respeito à participação feminina. Conforme os dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as candidaturas femininas nas eleições municipais cresceram no Rio Grande do Sul ao longo dos últimos 20 anos.
Porém, nesta eleição o público feminino terá pela primeira vez representatividade na corrida eleitoral ao cargo de Prefeito municipal, em Marau. Isso porque o MDB escolheu Naura Bordignon como candidata a prefeita. Ela tem como vice a companhia de Vilmo Zanchin. Na chapa de oposição concorre Flávio Meneguzzi do PL – Partido Liberal, tendo como vice Anderson Rodigheri do Progressistas.
Comentários