Eleições 2022: segundo turno acontece neste domingo
Confira algumas orientações gerais para o dia da eleição
Neste domingo, 30/10, acontece o segundo turno das Eleições de 2022. Eleitores de todo o país irão às urnas para escolher o nome que ficará à frente da Presidência da República pelos próximos quatro anos. Em alguns estados, entre eles o Rio Grande do Sul, também haverá votação para o cargo de Governador.
Da mesma forma que foi realizado no primeiro turno, neste domingo o horário de votação será unificado em todo o país. Portanto, pelo horário de Brasília a votação inicia às 8h e encerra às 17h.
Nesta sexta-feira, 28/10, conversamos com o chefe da 62ª Zona Eleitoral, Rafael Copetti, que reforçou as principais orientações para o dia do pleito:
Ordem de votação: No Rio Grande do Sul, eleitores devem votar em dois cargos: Governador (dois números) e Presidente da República (dois números) nesta ordem respectivamente.
Biometria: Mesmo os eleitores que não realizaram o cadastramento biométrico estão aptos a votar, para isso, é necessário apresentar junto ao Título de Eleitor/ E-Título um documento oficial com foto ( Carteira Nacional de Habilitação ou Carteira de Identidade). O TSE está em uma parceria com IGP e Denatran, que fazem a importação de dados para a justiça eleitoral. Por tanto, mesmo sem a revisão biométrica será feita a validação digital do eleitor.
Orientações:
-
Passar álcool em gel somente na saída da seção e nunca antes da biometria. O produto atrapalha a leitura e pode danificar o equipamento;
-
Posicionar o dedo somente quando o mesário pedir;
-
Em caso de dificuldade na leitura: passar o dedo na testa ou na nuca, o dedo fica mais oleoso e facilita o processo;
-
O dedo indicador da mão não predominante e o dedo polegar são os que tem a melhor qualidade de digital e o maior número de minúcias.
Votação em segundo turno e justificativa: Mesmo os eleitores que não votaram no primeiro turno e não justificaram a ausência podem votar neste domingo, 30/10. Isso acontece pois os turnos são considerados independentes um do outro. A justificativa, em caso de ausência no segundo turno, também é feita separadamente.
A justificativa é necessária para os eleitores que são obrigados a votar: cidadãos brasileiros ou naturalizados, com idade entre 18 e 70 anos.
Uso do Celular: Eleitores que não possuem Título de Eleitor físico ou que preferem utilizar o aplicativo E-Título, poderão ingressar na seção eleitoral com o celular. Porém, o aparelho é proibido na cabine de votação e deve ser deixado junto aos mesários ou em local indicado por eles. Da mesma forma, são proibidas câmeras digitais, filmadoras ou qualquer aparelho que possa registrar e expor o voto do eleitor.
Manifestação de voto: No dia da eleição é proibida qualquer forma de propaganda política, como carros de som, distribuições de panfletos e santinhos, aglomerações, entre outros. São permitidas apenas manifestações individuais e silenciosas como uso de bandeiras e camisetas do partido/candidato. Qualquer ato que desrespeite a norma poderá ser punido pelos órgãos de segurança.
Comentários