Secretário Giovani Feltes fala para empresários marauenses
Ouça a reportagem sobre este assunto clicando no player de áudio
Giovani Feltes, Secretário da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul, esteve em Marau nesta sexta-feira, 26/05. A convite da Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária, ele falou para empresários sobre o atual cenário econômico do Estado. Na oportunidade foram abordados temas como endividamento, realidade, crescimento e principais desafios do estado. Em entrevista para a Tua Rádio Alvorada - disponível no palyer, o secretário, afirmou que o Rio Grande do Sul já superou a fase de enfrentamento dos seus principais problemas. A atenção está voltada, agora, para ações que envolvem o futuro do Estado.
Feltes reafirmou a necessidade do Estado aderir ao Regime de Recuperação Fiscal, que prevê a suspensão do pagamento da dívida por três anos, o que representa um fôlego de R$ 9,5 bilhões neste período. Na avaliação do secretário, “a recuperação fiscal é alternativa que nos restou”. Ele alertou, no entanto, que é preciso uma combinação de outros fatores para que o Estado passe a pagar suas contas em dia a partir de 2018. “Dependemos e muito da economia continuar nesta reação que estamos vendo, de uma estabilidade do cenário político, mas também da aprovação dos projetos que ainda faltam ao Plano de Modernização do Estado”, afirmou.
Os projetos que ele refere estão vinculados às privatizações das estatais do setor de energia (CEEE, CRM e Sulgás), cujos projetos que retiram a exigência prévia de plebiscito tramitam na Assembleia Legislativa e serviriam de garantia para futuros empréstimos. Feltes defendeu uma ampla discussão com os setores produtivos para definir um plano estratégico de desenvolvimento do RS. “Precisamos superar este permanente acirramento ideológico para temas fundamentais ao futuro de todos. Neste governo, conseguimos superar alguns dogmas, mas há muito o que avançar”, disse o secretário.
*Com a contribuição da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado
Comentários