Lagoense Ronaldo Santini é anunciado como Secretário de Desenvolvimento Rural do Estado
Baixar ÁudioPasta tem foco em políticas públicas para a agricultura familiar
Foto: Arquivo Tua Rádio
Depois de chefiar a Secretaria do Turismo, no primeiro governo de Eduardo Leite, e a Secretaria de Estado Extraordinário de Apoio à Gestão Administrativa e Política no mandato de Ranolfo Vieira Júnior. Em 2023, o lagoense Ronaldo Santini (Podemos) volta ao Executivo gaúcho como secretário do Desenvolvimento Rural do Estado, no segundo governo de Leite.
Em entrevista à Tua Rádio Cacique, Santini explicou que seu papel junto à secretaria, ainda a ser criada no próximo ano, será de desenvolver políticas públicas visando melhorias para o setor agrícola, especialmente para a agricultura familiar.
“Mais de 70% daquilo que nós consumimos diariamente nas nossas mesas está sendo produzido neste momento por agricultores familiares, que são o foco da Secretaria. A gente precisa compreender isso e criar as políticas públicas necessárias para atender esse setor, tanto no que diz respeito ao melhoramento genético, a melhoramento de ganho de produção, agregar valor, assegurar a sucessão rural na propriedade”, relata.
A pasta do Desenvolvimento Rural não foi a única oferecida ao deputado eleito pelo Podemos no pleito de outubro. Santini também poderia ter escolhido, se quisesse, coordenar os trabalhos de sua antiga casa no Executivo gaúcho, a Secretaria do Turismo, ou então a Secretaria de Habitação, Secretaria da Assistência Social e a Secretaria de Justiça do Estado. O lagoense indicou que seu alinhamento com a agricultura falou mais alto.
Com a decisão de voltar ao governo do Estado, Santini abre espaço para o colega, Pastor Airton (Podemos), assumir cadeira na Assembleia Legislatva do Rio Grande do Sul em 2023. Ouça a entrevista e saiba mais.
Comentários