Nome às ruas: uma importante obrigação dos vereadores
Somente em 2018, a Câmara de Marau votou e aprovou cinco projetos que nomeiam ruas do município
O nome de uma rua é muito importante, pois é através dele que as pessoas podem identificar imóveis residenciais, comerciais e outros locais de interesse público. Mas de quem é a responsabilidade de dar nomes às ruas de uma cidade? Na prática, existem algumas formas disso acontecer. Quando uma empresa vende um loteamento novo, cabe a ela dar o nome das ruas daquele empreendimento, podendo usar numeração para identificar as ruas, até que a devida nomeação seja feita.
Já a oficialização de um nome de rua é feita através de lei municipal. Cabe aos vereadores formularem a devida lei e cabe ao prefeito sancionar esta lei. Somente em 2018, a Câmara de Marau votou e aprovou cinco projetos de Lei que nomeiam ruas do município.
“É uma forma de resgatarmos um pouco da história da nossa cidade, já que estas personalidades escolhidas são, geralmente, pessoas de grande valor comunitário. E também uma forma de valorizar as famílias destas pessoas”, explica o Presidente Vilmo Zanchin. Segundo ele, inúmeras novas ruas surgem anualmente e nomeá-las é obrigação da Câmara de Vereadores. “Nome de rua pode parecer algo banal para muita gente, mas para quem morava em um lugar desprovido de nome e era privado de uma série de direitos por causa disso, é um ato muito importante”, complementa.
Veja quais foram as ruas nomeadas de janeiro até julho deste ano:
Rua A do Loteamento Santorini – Denominada agora de Rua João Antônio Dallasta – Autor: Vereador Jair Roy;
Rua A do Loteamento Ermínio Tramontina, Bairro Borges de Medeiros – Denominada agora de Rua Oreste Foiatto – Autora: Vereadora Adriela Balotin Tonin;
Rua B do Loteamento Santorini – Denominada agora de Rua João Dal Piva – Autor: Vereador Senair Sandri;
Rua B do Loteamento Bem Viver II Bella Vida – Denominada agora de Rua Laudes Justina Bassi – Autor: Vereador Anderson Rodigheri;
Rua D do Loteamento Guiggi – Denominada agora de Rua Arcide Santin – Autora: Vereadora Josiane Bedin.
Também está em tramitação nas comissões da casa, projeto do Vereador Vilmo Zanchin que denomina de Ana Lehr Bonfanti a Rua B dos Loteamentos Valentin Eccelenzá e Valentin Maestá. A votação deve ocorrer na próxima segunda-feira, 30/07.
Com informações da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores.
Comentários