Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Presidente nacional do PL chama coletiva para falar sobre pedido de anulação de votos

por João Pedro Varal Tartari

Pesquisa contratada pelo partido constatou irregularidade em dados de alguns modelos de urnas eletrônicas. PL tem 24h para apresentar relatório completo com dados dos dois turnos.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Na tarde desta terça-feira, 22/11, o presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, convocou coletiva de imprensa para falar a respeito de um pedido encaminhado pelo partido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo anulação de parte dos votos registrados no segundo turno das Eleições de 2022. A solicitação estaria relacionada a uma análise de segurança de dados contratada pelo PL que teria identificado irregularidades no processo. 

A pesquisa foi apresentada pelo engenheiro Carlos Rocha. Segundo ele, foram comparados dados de dois diferentes tipos de documentos liberados pelo TSE: o Registro Digital de Voto (RDV), que computa todos os votos da urna, e o log da urna, espécie de diário com todas as atividades desde a preparação até o final do segundo turno. De acordo com o engenheiro, teriam sido identificados dois comportamentos diferentes em duas séries de urnas utilizadas nas eleições. 

O modelo mais recente, que foi utilizado apenas nas eleições de 2022 e representa 40,82% dos equipamentos, teria gerado da forma esperada os arquivos analisados pela empresa – comparáveis segundo o método utilizado na análise. Enquanto isso, as urnas de modelo anterior a 2020, que atingem 59,28% do total, teriam gerado dados que não puderam ser comparados nas planilhas feitas pela equipe representada por Carlos Rocha. 

O advogado Marcelo Bessa, também presente na coletiva, alegou que, em razão desse relatório técnico gerado pela empresa de segurança de dados, não seria possível acumular credibilidade para atestar a eleição. Ainda, segundo o advogado, as urnas nas quais foram identificadas questões técnicas apontariam a vitória do candidato Luiz Inácio Lula da Silva. Com a anulação desses resultados e considerando apenas os resultados obtidos nos modelos mais recentes de urnas, as estatísticas chegariam a 51% para o candidato do PL à presidência Jair Bolsonaro. 

Valdemar Costa Neto encerrou a coletiva sem responder aos questionamentos da imprensa. Ele também não permitiu que o advogado Marcelo Bessa e o engenheiro Carlos Rocha dessem outras declarações aos jornalistas no local. 

24 Horas

As urnas questionadas no pedido encaminhado pelo PL equivalem a mais da metade do total de equipamentos utilizados no Brasil. Os modelos anteriores a 2020 ainda foram usados nos dois turnos das Eleições de 2022. 

Valdemar Costa Neto foi questionado, na coletiva, se os resultados obtidos pela análise realizada pelo partido não colocaria em questão os resultados obtidos no primeiro turno das Eleições – que fizeram com que a maior bancada no legislativo passasse a ser do Partido Liberal. Ele não respondeu às perguntas. 

Logo após o pronunciamento, o TSE encaminhou uma resposta ao pedido do PL, assinada pelo presidente do Tribunal, o ministro Alexandre de Moraes. No texto, o TSE requer que o partido apresente uma auditoria completa, incluindo primeiro e segundo turno das eleições. 

Isso se deve, justamente, ao fato de as urnas questionadas terem sido utilizadas nos dois turnos das eleições e para todos os cargos de representação nacional e estadual. Foi dado prazo de 24h para a apresentação desse estudo. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais