Testemunhas do processo disciplinar do Vereador Lalá começam a ser ouvidas
Baixar ÁudioSe preferir, ouça este conteúdo no player de áudio da matéria
Inicia nesta quarta-feira, 22/03, a etapa de oitivas do processo disciplinar que a Câmara de Vereadores de Marau instaurou contra o vereador Laércio Zancan (PSB). As primeiras testemunhas serão ouvidas hoje em trabalho que tem sequência nesta quinta-feira, 23/03, e na quarta e quinta-feira da semana que vem. Outras datas ainda estão em fase de agendamento. Ao todo, como explica o presidente da Comissão de Ética, vereador Anderson Rodigheri, serão ouvidas 35 testemunhas sendo 29 de defesa e sete de acusação.
Os depoimentos são abertos ao público e à imprensa, exceto quando o depoente solicitar o contrário. As testemunhas de acusação respondem primeiro às perguntas da Comissão de Ética e da defesa. As testemunhas de defesa, ao contrário, iniciam respondendo as perguntas da defesa e depois da Comissão de Ética. O vereador Laércio também pode fazer questionamentos. Alguns depoimentos serão por meio virtual devido ao fato de algumas testemunhas residirem em outros municípios.
Ao todo, Laércio responde por quatro denúncias: a primeira feita por manifestantes que se sentiram ofendidos após crítica do vereador aos atos contra a eleição do presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT); calúnia, após acusação de homofobia contra a vereadora Elisabete Dall'Acqua Alban (PP); a terceira feita por integrantes do movimento “Lugar de criança é na escola”, onde membros do grupo se sentiram ofendidos por falas do vereador à época da pandemia de covid-19 e, a quarta e última denúncia é por difamação - processo que também corre na via judicial.
Ainda de acordo com o presidente da Comissão de Ética Parlamentar, o vereador pode receber três sanções: censura pública mediante advertência, suspensão do mandato ou cassação do mandato. Há poucos dias, a defesa do vereador Lalá concedeu entrevista para a Tua Rádio Alvorada. O advogado Bruno Weber do Amaral falou sobre o trabalho de defesa do vereadror, apresentando argumentos que estão baseando a ação. Para ouvir, na íntegra, clique aqui.
Comentários