“Não descarto possibilidade de concorrer a deputado federal em 2026”, anuncia Vilmar Zanchin
Baixar ÁudioOuça a entrevista na íntegra no player de áudio
Em entrevista à Tua Rádio Alvorada, o deputado estadual Vilmar Perin Zanchin (MDB) anunciou não descartar a possibilidade de concorrer a uma cadeira na Câmara dos Deputados, em Brasília. A demanda, segundo Zanchin, seria um pedido de entidades, lideranças da região e, inclusive, de colegas parlamentares pela representatividade do marauense na Assembleia Legislativa (AL-RS) nos últimos três mandatos.
“Eu quero dizer, aqui, em primeira mão, que eu estou considerando, sim, esta possibilidade: eu não descarto esta possibilidade de concorrer a deputado federal em 2026”, afirmou o deputado em entrevista no programa Conectado. “Aqui, a nossa região, carece (falo pelo MDB) de representação partidária no Congresso Nacional. Dentro da bancada emedebista no parlamento, eu sou o deputado que mais mandatos tem consecutivos. Nenhum outro deputado afirmou, até este momento, que pretende concorrer a deputado federal.”
Uma definição mais concreta deve começar a tomar forma com o retorno do recesso da AL-RS e demais poderes políticos do Estado, na primeira semana de fevereiro de 2025. “Lógico que, agora, no retorno das atividades parlamentares, em fevereiro, eu vou ter um encontro derradeiro com os meus colegas deputados para tratar desse assunto.”
A confirmação também deve levar em conta um contato com os municípios da região. “Tenho recebido apelos dos meus colegas de bancada para que eu concorra a federal e, claro, vou conversar, também, com a região. Se eu sentir que, aqui, nós podemos fazer um trabalho de união para que a nossa região não perca essa oportunidade de ter um espaço em Brasília, eu posso, sim, concorrer a deputado federal em 2026.”
Zanchin explica que há todo um contexto político que também leva a essa possibilidade. “Nós temos o deputado Giovani Feldes, que se elegeu prefeito de Campo Bom, portanto não concorrerá em 2026. O deputado Márcio Biolchi, que, se depender de nós, ele tem que concorrer federal, mas tem manifestado o desejo de concorrer ao Senado em 2026.”
Há, ainda, a possibilidade de migração de políticos do MDB para outros partidos. “O deputado Osmar Terra, hoje mesmo está na imprensa, embora me afirmou ontem por telefone que não pretende sair do partido, mas, em 2026, tem a janela partidária, e nós não temos nenhuma garantia que algum companheiro não tome um outro rumo.”
Comentários