Basegio renuncia ao cargo de deputado
Decisão foi divulgada nesta sexta-feira
O deputado passofundense, Diógenes Bassegio (PDT), renunciou ao cargo de deputado estadual nesta sexta-feira, 20/11. Ele seria julgado na sessão de terça-feira, 24/11, mas decidiu abrir mão do mandato.
Na imprensa da capital, ele alegou ter sido prejudicado por uma acusação sem nenhum tipo de prova e disse que, como homem público, cometeu erros, mas não esses dos quais hoje é acusado.
Nesta semana a Polícia Federal de Passo Fundo abriu inquérito para apurar possíveis crimes praticados por Basegio. As investigações dizem respeito ao albergue mantido por ele, ligando o local a captação ilícita de votos.
O Artigo 299, do Código Eleitoral, determina que dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, dinheiro, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto, ainda que a oferta não seja aceita se configura em Crime Eleitoral. A pena prevista é de 4 anos de cadeia além de multa.
Na Assembleia Legislativa, Basegio seria julgado o sob acusação de manter funcionária fantasma em seu gabinete. O assunto veio a tona após uma matéria divulgada pelo jornalista Giovani Grizzoti, no Programa Fantástico da Rede Globo. O ex-assessor, Neuromar Gatto, é o principal delator de Basegio.
Comentários