Zanchin destaca efeitos da supersafra de soja em Marau
Deputado é titular da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia
Titular da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia, o deputado estadual Vilmar Zanchin (PMDB) destacou o efeito positivo que a colheita de soja trará para Marau e região, principalmente diante da perspectiva de safra recorde no Rio Grande do Sul. A Companhia Nacional de Abastecimento calcula que o Estado colherá 17,54 milhões de toneladas do grão, valor 8,3% maior do que no ano passado. Segundo a Emater, 65% da área já foi colhida, e a estimativa é de que a produção injete R$ 18 bilhões no RS.
"A agricultura é fundamental para a economia da maioria dos nossos municípios. Um bom resultado no campo significa agricultores fortalecidos e mais dinheiro circulando no comércio, o que é muito importante neste momento de crise”, destaca Zanchin, que é líder da Bancada do PMDB. Em Marau, de acordo com a Emater, 90% dos 39 mil hectares já foram colhidos. A expectativa é de que a produtividade média chegue a 65 sacas por hectare – 30% a mais do que a média do Estado e 18% acima do registrado pelo município em 2016.
“Apesar de o preço da soja ter caído recentemente, o aumento na produção traz bom retorno ao agricultor. Confirmada a projeção, Marau colherá 152,1 mil toneladas, o que representa R$ 143,6 milhões girando na economia, considerando o preço médio da saca”, afirma Zanchin.
Fonte: Assessoria de gabinete dep. Zanchin
Comentários