Zanchin protocola pedido para realizar audiência da CPI da Funai no RS
Deputado marauense é presidente da Frente Parlamentar de Acompanhamento da Demarcação de Áreas Indígenas – Em Defesa dos Agricultores
Em Brasília, o deputado Vilmar Zanchin (PMDB) articula a realização de audiências da CPI da Funai no Rio Grande do Sul. O parlamentar entregou o pedido, já aprovado pela Comissão de Agricultura da Assembleia, ao presidente da CPI, o deputado federal Alceu Moreira (PMDB-RS). A ideia é que sejam realizadas duas reuniões: uma no interior do Estado e outra em Porto Alegre.
A solicitação deve ser apreciada pela Comissão Parlamentar de Inquérito ainda nesta semana.
Zanchin é presidente da Frente Parlamentar de Acompanhamento da Demarcação de Áreas Indígenas – Em Defesa dos Agricultores e ressalta que a partir do momento em que há 38 municípios com processos de demarcação em andamento no RS, o fato de a Funai ser investigada é algo que deve ser discutido pelos gaúchos. “Hoje, ainda é a Fundação Nacional do Índio que determina as demarcações. Como podemos confiar nesse processo sem ao menos discutir os problemas que envolvem a Funai aqui no Estado?”, indaga Zanchin.
Uma comissão especial que trata do tema em Brasília já aprovou a PEC 215, que transfere o poder de demarcação para o Congresso, mas a proposta ainda deve ser aprovada em plenário.
Informações: Agência AL-RS
Comentários