Confira a avaliação de Iura Kurtz sobre o ano de 2024 e seu último mandato
Baixar ÁudioOuça esta entrevista completa clicando no player de áudio!
Após 8 anos à frente da gestão municipal de Marau, o atual prefeito, Iura Kurtz, avaliou o ano de 2024, que marca sua saída do cargo, e seus dois mandatos cumpridos desde que foi eleito, em 2016.
Formado em Jornalismo, o atual prefeito Iura Kurtz foi antes vereador da cidade de Marau, cargo que ocupou por 4 anos, que somados a seu trabalho como prefeito totalizam 8 anos na vida política da cidade. Iura foi eleito pela primeira vez em 2016, juntamente com o vice-prefeito Rui Gouvea, com 50,16% dos votos. Em 2020, a dupla manteve-se unida para concorrer à reeleição, e saiu vitoriosa com 66,96% dos votos, marcando o 2º mandato de Iura como prefeito, e o 4º de Rui Gouvêa como vice, após já ter atuado no cargo nos mandatos de 1993/1996, 2005/2008 e 2017/2020.
Segundo Iura, a avaliação ao final de seu segundo mandato é positiva sobre o que foi realizado. O prefeito afirmou que foram 4 anos de muitas obras, eventos e ações sociais que deixaram marcas, e cita exemplos como a construção de uma nova creche no bairro Nova Alternativa, a revitalização da Lagoa do Parque Lauro Ricieri Bortolon, a compra do convento São Boaventura e a construção do novo centro administrativo, a construção de 12 praças nos bairros da cidade e uma nova escola no bairro Borges.
Nas áreas rurais, o prefeito ressalta o asfaltamento na comunidade São Miguel, a praça construída na comunidade de Laranjeira, as pontes novas, como a Ponte dos Triches, prestes a ser entregue, e os asfaltos na Rota das Salamarias e nos primeiros 5km do acesso até a BR 285.
Perguntado sobre como lidar com o equilíbrio necessário entre as secretarias da cidade, o prefeito Iura afirma que em alguns casos é preciso deixar de lado uma coisa em detrimento de outras, mas que buscava e defendia o modelo de investir e se responsabilizar igualmente por todas as áreas: “Investir em habitação é também investir em saúde, em dignidade”. Iura ainda diz que procuravam avançar com um equilíbrio dos investimentos e ações para entregar aquilo que a sociedade demandava.
O prefeito também afirmou que, seja na gestão pública ou na gestão privada, é preciso mobilizar a equipe para uma melhor atuação, propondo desafios e cobrando resultados. Segundo Iura, existem 3 etapas necessárias a serem seguidas na administração pública antes de realizar algo: 1º. O interesse público; 2º. a legalidade do projeto; e 3º. o orçamento disponível.
Por fim, quando perguntado sobre o que acha que irá ficar como lembrança de seus 8 anos à frente do governo municipal, Iura citou 3 pontos: Primeiro, a união da cidade, ponto fundamental para o avanço. “Somos Marau, atendemos todo mundo [...] não tem ideologia, não tem partido político”, disse Iura a respeito das ações de seu governo em prol de uma cidade unificada.
O segundo ponto citado foi a modernização da gestão pública, utilizando dados e números existentes para a tomada das decisões, usando os exemplos da construção do novo Centro Administrativo e do Cemitério Vertical, ambas obras totalmente construídas a partir de recursos próprios, não deixando dívidas.
O terceiro ponto define seu governo como um governo realizador de obras, como as que já foram citadas, e afirma que os servidores públicos são parte fundamental de todos esses passos e da administração pública geral, independente de sua função.
Por fim, Iura lembra que no fim do primeiro ano de seu primeiro mandato, em 2017, a capacidade de investimento de Marau fechou em torno de 1 milhão de reais, e faz um paralelo para a capacidade de investimento agora no fim de seu segundo mandato, em 2024, que se encerra no valor de 40 milhões de reais.
Iura Kurtz deixa o cargo no fim de 2024, quando será substituído por Naura Bordignon, prefeita eleita com 50,30% dos votos em outubro de 2024.
Comentários