Zanchin cria subcomissão para estudar o tamanho do Estado
De acordo com o deputado marauense, números indicam que despesa com pessoal aumentou 50% no governo passado
O deputado marauense Vilmar Zanchin (PMDB) é o proponente e relator da subcomissão que debate a estrutura administrativa do Rio Grande do Sul. Basicamente, a ideia é compreender o tamanho do estado. O grupo, subordinado à Comissão de Serviços Públicos da Assembleia Legislativa gaúcha, produzirá um inventário de todas as peças que compõem o quebra-cabeça do organograma do governo. O relatório vai servir de base para análises de quais as possibilidades o RS tem pra enfrentar a crise.
"Precisamos saber qual o tamanho do Estado antes de entrarmos na discussão da necessidade de diminuí-lo. De qualquer forma, os primeiros números a que temos acesso são alarmantes", disse o deputado. O parlamentar falou sobre o assunto no seu comentário semanal na Rádio Alvorada - ouça no player de áudio. O primeiro balanço foi apresentado nesta tarde pelo secretário-geral de governo, Carlos Búrigo. O número que mais chama a atenção é que entre 2010 e 2014, que é o levantamento completo mais recente, a despesa com pessoal aumentou consideravelmente. No acumulado de cada ano, houve uma variação nominal de 51,4%. Além disso, é possível notar que o Estado já gasta mais com inativos.
O relatório deve ser finalizado até o final de agosto e estará disponível a toda a população, que poderá fazer o download do documento digital.
Quadro de pessoal
Ativos (fev 2016) 139.130
Inativos (fev 2016) 147.601
Magistério representa 50% da folha, sendo 58% inativos
Despesa com pessoal e encargos da administração direta
2010 - R$13 bi
2014 - R$19,7 bi
Fonte: Assessoria deputado Vilmar Zanchin
Comentários