Sartori é empossado na presidência do Codesul
Ao tomar posse, Sartori ressaltou que o Brasil vive uma grave crise econômica, que deve ser enfrentada pelos estados com união
O governador José Ivo Sartori foi empossado, nesta quarta-feira (15), na presidência do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) para a gestão de 2015, em cerimônia em Campo Grande (MS). A solenidade ocorreu no Espaço Yotedy, reunindo os governadores Raimundo Colombo, de Santa Catarina; Beto Richa, do Paraná; e Reinaldo Azambuja, do Mato Grosso do Sul.
No ato, Sartori disse que o momento é de esgotamento nos aspectos financeiro, político e social e de práticas de modelo e representatividade. “O Brasil vive uma grave crise econômica, e os estados não estão alheios a tal situação. Dezessete estados, mais o Distrito Federal, fecharam as contas no vermelho em 2014", enfatizou. Conforme o governador gaúcho, o déficit acumulado desses 17 estados soma R$ 13 bilhões. “A crise não é de um, nem de outro. É de todos, da maioria. E por isso precisa ser enfrentada com união”, reforçou Sartori.
De acordo com o governador, é necessário um novo pacto federativo, pois estados e municípios viram suas responsabilidades aumentarem, enquanto os repasses de recursos federais só vêm caindo. “A verba não pode ficar concentrada em Brasília. Precisa chegar aos estados, às cidades, onde a vida acontece”, disse Sartori. “É lá na ponta que o recurso do imposto precisa trazer resultado, especialmente na melhora da vida do cidadão”, completou, lembrando que prefeitos e governadores precisam de mais autonomia para investir, por conhecerem a realidade dos estados e os anseios das comunidades.
Comentários