CPI da Funai e do Incra realizou diligências na região
Encontros aconteceram em Faxinalzinho, Passo Fundo, Erechim, Gentil, Mato Castelhano e Benjamin Constant do Sul
Foto: www2.camara.leg.br
Nesta semana Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga os conflitos agrários envolvendo agricultores e indígenas, realizou audiências na Metade Norte do Estado. Foi a primeira diligência externa para ouvir índios caingangues e guaranis, agricultores e representantes dos governos estaduais e federal.
Os encontros, conduzidos pelo presidente da comissão, deputado Alceu Moreira, do PMDB gaúcho, e pela assessoria técnica da Câmara Federal, ocorreram em Faxinalzinho, Passo Fundo, Erechim, Gentil, Mato Castelhano e Benjamin Constant do Sul.
O conflito agrário que envolve famílias indígenas e produtores rurais também é analisado pela Assembleia Legislativa do Estado. O deputado marauense Vilmar Zanchin é o presidente da Frente Parlamentar de Acompanhamento das Demarcações de Áreas Indígenas no Rio Grande do Sul.
A CPI da Funai e do Incra investiga ações da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto de Colonização e Reforma Agraria (Incra) - dois principais órgãos responsáveis pela demarcação de terras indígenas e quilombolas, respectivamente.O relator da comissão é o deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), o mesmo parlamentar que presidiu a comissão especial que analisou a PEC 215, que transfere para o Legisltativo a decisão de demarcar ou não uma área territorial.
Comentários