Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Projeto que propõe redução de salários é arquivado

por Ana Lúcia Jacomini

Parecer da Comissão Constituição, Justiça, Redação e Cidadania apontou inconstitucionalidades

Parecer, apontando incostitucionalidade, foi aprovado no plenário, na sessão de segunda-feira, 09/05
Foto: Divulgação

O projeto que estabelece a redução de 20% nos subsídios do prefeito, vice, secretários e vereadores de Marau, apresentado pela Bancada do PMDB, não foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Cidadania da Câmara de Vereadores. Na sessão desta segunda-feira, 09/05, o relatório da comissão foi apreciado em plenário e aprovado com cinco votos favoráveis. Com isso, o projeto foi arquivado.

O presidente do Poder Legislativo, vereador Matheus Fernandes da Silva explicou para a reportagem da Rádio Alvorada, quais os argumentos que indicam a inconstitucionalidade do projeto. Por exemplo, os subsídios são estabelecidos para a Legislatura seguinte e para ter validade na atual, teria de ser apresentado por uma maioria absoluta (2/3 dos vereadores). Além disso, ele cita o princípio da irredutibilidade salarial,  o fato de o projeto ter ingressado enquanto outro de teor semelhante ainda tramitava e, ainda, a regra de que projetos com este conteúdo precisam partir da Mesa Diretora e não de uma bancada.

O projeto elaborado pela Mesa Diretora da Câmara de Marau, apresentado no mês de março, foi vetado pelo prefeito Josué Longo e o veto acatado pelos vereadores. Assim, atualmente, não há legislação que fixe os subsídios salariais para os próximos governantes. Conforme o presidente Matheus, neste momento, a discussão não é do mérito - de se devem aumentar os salários ou não. A preocupação, segundo ele, é de que questões técnicas e jurídicas estão em jogo.

A Mesa Diretora deverá reunir os vereadores, nos próximos dias, para definir o que será feito, já que o Regimento Interno da Câmara de Vereadores determina que os subsídios sejam fixados no último ano de cada Legislatura.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais