Programa Lixo Zero é implementado na Câmara de Vereadores de Marau
Baixar ÁudioA ação já demonstra uma redução na quantidade de resíduos produzidos e descartados
Foto: Guilherme Soldá Degrandis / Tua Rádio Alvorada
A Câmara Municipal de Vereadores de Marau implantou um novo projeto, o “Lixo Zero na Câmara”. Através da parceria com a engenheira ambiental, Julia Vanin de Moraes, estão sendo tomadas medidas a fim de transformar o espaço em um ambiente mais sustentável e com mais consciência ecológica. Em conversa com a Tua Rádio Alvorada, Julia e a presidente da Câmara de Vereadores, Josiane Bedin, explicaram o processo.
A iniciativa partiu de Josian. Segundo ela, a intenção é fazer com que cada vez mais o Poder Legislativo ponha em prática aquilo que está em discurso e que além do incentivo a conscientização da população possa dar o exemplo. Como explicam as entrevistadas, já foram tomadas diversas medidas simples, mas que implicam no dia a dia na Câmara e demonstram uma melhora significativa na quantidade de resíduos produzidos e descartados.
Julia conta que uma das principais ações é evitar os produtos de uso único ou descartáveis sempre que possível e diminuir o consumo de plástico e papel. Quando necessário utilizar algum desses produtos lembrar do descarte correto ou da reutilização. Além disso, os resíduos indispensáveis receberam uma nova forma de descarte, o lixo orgânico, por exemplo, era descartado anteriormente nas lixeiras, agora é destinado a composteira instalada no estacionamento do prédio que abriga a instituição.
Além da conscientização dos funcionários foi realizado um trabalho de identificação, principalmente nas lixeiras, para auxiliar e informar os visitantes da casa. Segundo Josiane, algumas medidas ainda devem ser tomadas. Uma das ações que estão sendo pensadas é a criação de um Projeto Lei Legislativo que torne o projeto permanente. As demais ações realizadas na Câmara de Vereadores e os resultados já alcançados pelo projeto foram divulgados na entrevista, disponível no áudio desta matéria.
Comentários