Lei do Museu do Agronegócio foi sancionada nesta terça-feira
A iniciativa é de autoria do deputado Sérgio Turra (Progressistas)
O Projeto de Lei que prevê a criação do Museu do Agronegócio no Rio Grande do Sul, foi sancionado nesta terça-feira, 08/05, pelo governador José Ivo Sartori. A iniciativa, de autoria do deputado Sérgio Turra (Progressistas), busca preservar a memória histórica da agricultura, da pecuária e do cooperativismo gaúcho. A proposta foi aprovada pelo plenário da Assembleia Legislativa por 39 votos favoráveis.
Segundo Turra, não há uma instituição que reúna, organize e preserve a memória do setor primário gaúcho, apesar da tradição e importância econômica para o Estado. “O Agro, no Rio Grande do Sul, tem um significado estratégico, não somente para a geração de renda e emprego, mas também para o desenvolvimento”, justifica ele. De acordo com o parlamentar, a ideia é reunir um grande acervo, sem onerar os cofres públicos, por meio de articulação das secretarias de Estado com entidades interessadas, em uma Parceria Público Privada (PPP).
A proposta também sugere que o museu seja instalado no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, onde é realizada a Expointer, considerada a maior vitrine da agropecuária da América Latina. O museu, de acordo com o deputado, irá estimular a visitação ao Parque de Esteio que é subutilizado no restante do ano.
Comentários