Mais de 40 mil pessoas vão às urnas na Zona Eleitoral de Marau
Votação segue até 17h
No Brasil, o voto é obrigatório para pessoas alfabetizadas maiores de 18 anos e menores de 70 anos. Leve um documento oficial com foto e se possível tenha em mãos seu título eleitoral físico ou digital. A votação foi aberta às 8h, considerando-se o horário de Brasília, com encerramento às 17h. Candidatas e candidatos concorrem aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Na 62ª eleitoral, com sede em Marau e composta por mais 5 municípios: Camargo, Gentil, Nicolau Vergueiro, Nova Alvorada e Vila Maria, são mais de 44 mil eleitores indo às urnas.
Para poder votar, são diversos os documentos aceitos na seção eleitoral. Entre eles estão o e-Título que é o aplicativo móvel da Justiça Eleitoral; carteira de identidade; carteira de motorista; certificado de reservista; carteira de trabalho; passaporte ou carteira de categoria profissional reconhecida por lei. Apesar de não ser obrigatório, o título de eleitor é importante pois nele contém diversas informações que auxiliam o eleitor a se dirigir ao local de votação correto. Com ele, deve ser apresentado um documento com foto.
Quanto ao perfil do eleitorado, no Rio Grande do Sul, 53% são do gênero feminino e 47% do sexo masculino. São 51.577 eleitores jovens, entre 16 e 17 anos, para quem o voto não é obrigatório, mas que já fizeram o seu alistamento eleitoral e poderão votar em outubro. Além disso, 2.167 eleitores gaúchos buscaram o direito de ter o nome social no seu título de eleitor.
Sobre os candidatos, entre oas 28.718 pessoas que disputam cargo de prefeito ou prefeita, vice-prefeito ou vice-prefeita e vereador ou vereadora, nos 497 municípios do Rio Grande do Sul, os brancos são a maioria. O RS ainda tem 129 candidatos indígenas e 24 amarelos. A maioria dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador no RS tem entre 45 e 49 anos. Existem dois candidatos com mais de 100 anos e uma pessoa com 17 (se eleita, só poderá assumir o cargo quando completar 18 anos).
Ao todo, 18,8 mil candidatos se declararam homens, enquanto 9,9 mil se declararam mulheres no Rio Grande do Sul. Entre os 28.718 candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nos 497 municípios do Rio Grande do Sul, um perfil de destaca: homem, branco, casado, 45 anos, heterossexual e com ensino médio completo. Os dados foram levantados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após os registros das candidaturas.
Comentários