Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Mais de 40 mil pessoas vão às urnas na Zona Eleitoral de Marau

por Ana Lúcia Jacomini

Votação segue até 17h

Foto: Rosana Costenaro/Tua Rádio Alvorada

No Brasil, o voto é obrigatório para pessoas alfabetizadas maiores de 18 anos e menores de 70 anos. Leve um documento oficial com foto e se possível tenha em mãos seu título eleitoral físico ou digital. A votação foi aberta às 8h, considerando-se o horário de Brasília, com encerramento às 17h. Candidatas e candidatos concorrem aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Na 62ª eleitoral, com sede em Marau e composta por mais 5 municípios: Camargo, Gentil, Nicolau Vergueiro, Nova Alvorada e Vila Maria, são mais de 44 mil eleitores indo às urnas. 

Para poder votar, são diversos os documentos aceitos na seção eleitoral. Entre eles estão o e-Título que é o aplicativo móvel da Justiça Eleitoral; carteira de identidade; carteira de motorista; certificado de reservista; carteira de trabalho; passaporte ou carteira de categoria profissional reconhecida por lei. Apesar de não ser obrigatório, o título de eleitor é importante pois nele contém diversas informações que auxiliam o eleitor a se dirigir ao local de votação correto. Com ele, deve ser apresentado um documento com foto.

Quanto ao perfil do eleitorado, no Rio Grande do Sul, 53% são do gênero feminino e 47% do sexo masculino. São 51.577 eleitores jovens, entre 16 e 17 anos, para quem o voto não é obrigatório, mas que já fizeram o seu alistamento eleitoral e poderão votar em outubro. Além disso, 2.167 eleitores gaúchos buscaram o direito de ter o nome social no seu título de eleitor.

Sobre os candidatos, entre oas 28.718 pessoas que disputam cargo de prefeito ou prefeita, vice-prefeito ou vice-prefeita e vereador ou vereadora, nos 497 municípios do Rio Grande do Sul, os brancos são a maioria. O RS ainda tem 129 candidatos indígenas e 24 amarelos. A maioria dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador no RS tem entre 45 e 49 anos. Existem dois candidatos com mais de 100 anos e uma pessoa com 17 (se eleita, só poderá assumir o cargo quando completar 18 anos).

Ao todo, 18,8 mil candidatos se declararam homens, enquanto 9,9 mil se declararam mulheres no Rio Grande do Sul. Entre os 28.718 candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nos 497 municípios do Rio Grande do Sul, um perfil de destaca: homem, branco, casado, 45 anos, heterossexual e com ensino médio completo. Os dados foram levantados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após os registros das candidaturas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais