Poder Legislativo entrega título de Cidadão Marauense em solenidade alusiva à Pátria
Foi nesta terça-feira, 05/09
Foto: Divulgação/CV Marau
A Câmara de Vereadores de Marau realizou, na noite desta terça-feira, 05/06, a Sessão Solene comemorativa à Semana da Pátria 2023. Embora efetivamente comemorada no dia 7 de setembro, com desfiles e eventos, a independência do Brasil é celebrada ao longo de toda a semana que antecede esta data. Neste ano, o tema nacional é o Centenário do Falecimento de Rui Barbosa de Oliveira. O tema regional é o Centenário da Revolução de 1923. Aqui em Marau, o tema escolhido para ser trabalhado com as escolas e entidades foi o Inovar, Humanizar, Engajar e Consolidar.
Para falar sobre estas temáticas e sobre o significado desta semana, o presidente da Liga da Defesa Nacional, Fabio Remedi Trindade, e a Secretária Municipal de Educação, Madeline Zancanaro, fizeram uso da palavra logo no início da solenidade. Neste ano, a sessão também teve o objetivo de prestar homenagem às pessoas que não nasceram no município de Marau, mas que que contribuíram e ainda contribuem com o desenvolvimento socioeconômico da nossa cidade.
O título de Cidadão Marauense foi instituído no ano de 1996, através da Lei Nº 2414, promulgada pelo então prefeito, Antônio Borella de Conto, e reformulado mais recentemente, em 2022, através de projeto de autoria da vereadora Bete. Receberam esta honraria do Poder Legislativo, os senhores Norberto dos Santos Rodrigues (indicado da Bancada do MDB), Juarez da Silva (indicado da Bancada do Progressistas) e Elizandro Todeschini (indicado da Bancada do PSB). O prefeito Iura Kurtz, vereadores Vaguinho Daré, Jonas Sebben e Elisabete Alban, além da presidente Adriela, usaram seus espaços na tribuna para homenagear os escolhidos.
Biografia dos homenageados:
Juarez da Silva nasceu em 25 de fevereiro de 1973, filho de Vilarin Vitorino da silva e Rita Morin. É natural da cidade de Três de Maio no RS, mas reside em Marau há 35 anos. É formado em Pedagogia e educação Física e pós graduado em Pedagogia do Esporte. Pós-Graduado em Pedagogia do Esporte e Educador Social. Faixa preta no karate, registrado e formado pela Federação Sul-Riograndense de Karate-Do Tradicional, Confederação Brasileira de Karate-Do Tradicional, Federação Internacional e Associação Japonesa de karate. Técnico e Examinador Internacional pela Federação Internacional de Karate. Instrutor e Árbitro Internacional pela Associação Japonesa de karate e também Membro registrado desta entidade, em Tóquio. Presidente da Associação Shobu-Kan de Karate. Ex. atleta da Seleção Gaúcha e Brasileira de Karate. Responsável técnico por 1011 alunos distribuídos em 10 núcleos da Shobu-Kan.Técnico da Seleção Gaúcha de Karate, há mais de 18 anos. Possui 6.798 horas/aulas de cursos na área do Karate e da educação. Encerou a carreira de atleta com 39 anos, onde conquistou 141 títulos, sendo 120 Estaduais, 14 Brasileiros e 7 Internacionais. Como técnico conquistou 414 títulos, sendo 242 Estaduais, 130 Brasileiros e 42 Internacionais. Em 2004, foi o único Gaúcho a receber convocação para participar do Campeonato Mundial no Japão, ficando entre os 4 melhores na equipe. Possui a honraria da medalha Índio Marau, lei nº 2.414/96. Homenagem concedida por este poder Legislativo. Possui a honraria da medalha da 53º e 54º Legislatura de 2015 e 2019, homenagem da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Possui reconhecimento Internacional pelo primeiro projeto socioeducativo do Brasil a receber a certificação concedida pela Federação Mundial de Karate Tradicional. A Shobu-Kan, sob a coordenação do Prof. Juarez, lidera o ranking Gaúcho, consecutivamente a 23 anos desde o ano 2000. Junto com Marau e a Shobu-Kan, o prof. Juarez, possui o título de Capital Gaúcha do Karate-Do Tradicional, Lei nº 14.872/16.
Elizandro Todeschini nasceu em David Canabarro-RS em 11 de janeiro de 1980. Ingressou na Faculdade de Direito no ano de 1998, passando por estágios na Procuradoria do Estado e no Ministério Público Federal, em Passo Fundo. Colou grau na universidade de Passo Fundo no ano de 2003, passando a residir em Porto Alegre, onde advogou e assumir o cargo de assessor junto à Procuradoria Regional da República da Quarta Região. Prestou concurso para o cargo de Defensor Público do Estado e obteve aprovação, tomando posse no ano de 2007. Assumiu suas funções nas Defensorias Públicas de Guaporé e de Arvorezinha, classificando-se, após, na Defensoria Pública de Marau. Nos anos de 2012 a 2014 foi Defensor Público corregedor, ainda integrando o Núcleo de Defesa do Consumidor e das Tutelas Coletivas. Atuou como examinador da matéria de Direito Processual Civil no terceiro, quarto e sexto concursos para o cargo de Defensor Público, este último ainda em andamento. Atuou ainda como Defensor substituo nas Defensorias de Casca, Passo Fundo, Encantado e Soledade. Em Marau, é titular da Primeira Defensoria Pública, atuando nas áreas cível, família, saúde pública, violência doméstica, consumidor e criminal. No âmbito acadêmico, é especialista em Direito Constitucional e professor de Direito Civil e Penal na Faculdade de Direito da FABE, em Marau. Adepto à literatura, já publicou três romances e participa de eventos que envolvem escrita criativa e Direito. É pai de dois filhos, sendo eles Lavínia Fabris Todeschini e Teodoro Fabris Todeschini. Integra o grupo Andejos, voltado a trekking e montanhismo no Brasil e em outros países da América do Sul e do mundo. Integrado à comunidade Marauense há 16 anos, segue construindo amizades dia após dia.
Noberto dos Santos Rodrigues, nascido em Porto Alegre, em 11/02/1978, tem 24 anos de carreira no serviço público, atuando sempre na área da Segurança Pública. Ingressou na EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) como Agente de Fiscalização de Trânsito em 1999, na cidade de Porto Alegre. Formado em Direito em 2004, pela Uniritter/Canoas-RS. Pós-Graduado em Operações Especiais Policiais, pela faculdade IDC/IMED/CTTE – Porto Alegre, em 2017. Pós-Graduando em Ciências Penais e Segurança Pública, pela faculdade Atame/Instituto Greco – Belo Horizonte, em 2022. Realizou 08 Cursos na SWAT, no Estado do Texas – Estados Unidos. Realizou 07 Cursos da SWAT em Porto Alegre, com instrutor David Acosta, da SWAT de Las Vegas com vasta experiência em conflitos internacionais como as guerras do Afeganistão e Iraque, ao longo desses últimos 09 anos. Realizou diversos cursos na área da Segurança Pública pelo Ministério da Justiça – Governo Federal – Brasília. Ministra diversas palestras em escolas da região acerca da criminalidade entre os adolescentes/idosos/mulheres. Tem diversos projetos de segurança com a Secretaria de Educação de Marau, acerca dos estabelecimentos de ensino, da proteção dos comerciantes do Município, entre outros.
Comentários