Comissão Especial do Novo Pacto Federativo realizou audiência em Passo Fundo
Comissão da AL é presidida pelo deputado marauense, Vilmar Zanchin
Foto: Divulgação
A Comissão Especial do Novo Pacto Federativo, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, realizou audiência pública, na quarta-feira, 03/06, na Universidade de Passo Fundo. A iniciativa teve como objetivo levantar dados para um relatório final, que será enviado para a Câmara dos Deputados, como sugestões dos gaúchos, na busca de um equilíbrio entre as competências e as condições financeiras das três esferas: federal, estadual e municipal.
O deputado Vilmar Perin Zanchin, da bancada do PMDB, que preside a comissão, presidiu também a audiência. Na ocasião, ele explicou que até agosto será realizada uma série de audiências, abrangendo todas as macrorregiões do Estado. Deixou claro aos presentes, que debater o Pacto Federativo, é fundamental para a sobrevida dos municípios e é um tema que diz respeito ao cotidiano da população.
Conforme Zanchin, a União é a esfera que mais arrecada. Na outra ponta, os municípios recebem cada vez mais atribuições, incluindo a gestão e a efetivação de programas federais. Em sua opinião, aumentar o repasse de verbas para os municípios, seria, inclusive, uma forma de evitar a corrupção.
Comentários