Vereador Laércio Zancan entra em licença até 15/12
Baixar ÁudioPeríodo não é remunerado e deve ser usado para organizar projetos.
O vereador Laércio Zancan (PSB) entrou em licença nesta quarta-feira, 01/12. Ele fica afastado da Câmara Municipal de Vereadores de Marau pelos próximos 15 dias, sem receber remuneração pelo período de licenciamento.
Segundo o vereador, conhecido pelo apelido de Lalá, o momento é de organização. “Vou ocupar esse tempo de licença para organizar alguns projetos para já protocolar assim que eu retornar”, explica o vereador, que afirma que vai seguir em contato com a população e fazer visitas já agendadas.
Lalá também comentou que esta é uma forma de dar oportunidade a outros colegas de partido que concorreram junto dele ocuparem o espaço da Câmara. Ele explica que a situação não é isolada, já que “as vagas na Câmara de Vereadores são destinadas a partidos políticos, não a pessoas”. “As pessoas mais votadas de cada partido ocupam essa vaga, mas estão aí para representar uma causa, um ideal, que é defendido pelo seu partido”, complementa.
No caso do Partido Socialista Brasileiro (PSB) quem entra no período de licença de Laércio é o suplente de vereador, Idemar Grande.
Atividade na Câmara
Entre suas atividades mais recentes, o vereador escreveu dois Projetos de Lei (PL) relacionados a questões ambientais, de segurança e de saúde pública.
Um deles, aprovado por unanimidade na sessão da Câmara de Vereadores da última segunda-feira, 29/11, dispõe sobre o uso de tecnologia assistiva ou ajuda técnica, em sistema de comunicação braile, por parte da administração pública e por estabelecimentos privados no município de Marau. Segundo Laércio, o projeto “prevê que deverão ser distribuídas senhas com aviso sonoro por voz, letras ampliadas e também impressão em braile nos serviços de atendimento aos clientes”.
PL foi encaminhado para o prefeito Iura Kurtz (MDB) para ser sancionado e decreto pode contar com apoio do Conselho Municipal da Pessoa Com Deficiência e da Associação Marauense da Pessoa Com Deficiência.
O vereador também foi responsável por escrever um PL Complementar, de modo a implementar um prazo para que os proprietários realizem limpezas nos terrenos baldios previstas por lei já existente. Lalá explicou que o prazo sugerido no projeto para que aconteça a regularização é de 30 dias. “No caso de ser detectado um foco do mosquito transmissor da dengue ou do zika vírus o prazo ele diminui para três dias, 72h”, complementou.
Lalá também foi o responsável por escrever uma moção de apoio a um Projeto de Lei que está tramitando no Senado Federal, que busca a concessão de um 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS em razão da pandemia da COVID-19. A proposta também foi aprovada na sessão de segunda.
Para ouvir a entrevista com Laércio Zancan, clique em 'ouvir notícia'. O botão com acesso para o áudio está localizado acima da foto.
Comentários