Outubro tem chuvas 2,4 vezes maiores que a média em Marau
Acumulado ultrapassou o esperado em mais de 200 mm
Com 550 mm de média, outubro de 2023 fechou com chuvas 2,4 vezes maiores que as médias esperadas para todo o mês. As medições são do engenheiro agrícola Telmo Pithan, que realiza a apuração dos acumulados dia a dia desde 2010.
Segundo Telmo, entre a leitura (realizada, por padrão, às 6h) desta segunda-feira, 30/10, e a desta terça, 31/10, foram mais 29mm acumulados. A média para o mês, segundo a climatologia de mais de 10 anos realizada pelo engenheiro, é de 270 mm. Isso significa que choveu 280 mm a mais que o esperado no município.
Essa série de acumulados mensais maiores que o esperado são uma tendência já apontada para a Primavera de 2023 – consequência, especialmente, do fenômeno meteorológico La Niña sobre o Rio Grande do Sul. Segundo o Prognóstigo Climático de Primavera produzido produzido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a estação deve ser de chuvas acima da média no Rio Grande do Sul.
Previsão para os próximos dias
Ainda segundo a Metsul Meteorologia, a tendência é de chuva para os próximos dez dias, especialmente na metade Norte do Estado. A possibilidade é que os volumes ultrapassem 100 mm a 200 mm em muitas cidade.
As instabilidades devem persistir até a próxima quinta-feira, 09/11, e são consequência de uma área de baixa pressão próxima à Região Sul do Brasil. São esperadas fortes tempestades, em especial entre quinta, 02/11, e sexta-feira, 03/11.
Comentários