Marau ultrapassa média de chuvas de julho em quase 50%
Município contou com um acumulado de 280 mm
O mês de julho contou com chuvas quase 50% acima da média total esperada para o município de Marau. Segundo os dados históricos coletados pelo engenheiro agrícola Telmo Pithan, a cidade tem uma precipitação de cerca de 188 mm em julho – já em 2023, o mês está fechando com 280mm acumulados. A quantidade é 92 mm maior do que a média e equivale a 48,94% a mais do total de chuva esperado para todo o mês.
Vale lembrar que a marca de 188 mm foi ultrapassada ainda no início do mês, em 12/07, com a passagem de um terceiro fenômeno de ciclone extratropical pelo RS em menos de um mês. No dia, o acumulado de chuvas atingiu 114 mm, 60% do esperado para o mês, em 13 horas de precipitação.
A proximidade dos 50% chegou na passagem deste quarto evento meteorológico consecutivo de ciclone extratropical, que causou níveis menores de chuva.
Previsão para agosto
Em publicação divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) na última sexta-feira, 28/07, a entidade divulgou que a previsão para agosto é de que o leste dos três estados do Sul do Brasil volte a registrar quantidades de chuva maiores que o esperado para o mês.
A região de Marau faz parte do limite mostrado nos mapas do INMET. Assim, é possível que os valores superem em 150 mm a média de chuvas esperadas para todo o mês de agosto.
Ainda segundo o Instituto, áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina devem registrar temperaturas inferiores a 10ºC ao longo do mês.
Comentários