Ciclone extratropical no Litoral pode reduzir chuvas no RS
Baixar ÁudioFenômeno meteorológico pode causar ventos de até 90 km/h em algumas regiões
Um ciclone extratropical formado sobre o Oceano Atlântico e a Leste do Rio Grande do Sul pode influenciar no fim do perído de chuvas sobre o Estado. O fenômeno meteorológico deve causar variação na nebulosidade e ventos intensos no RS, ainda exigindo atenção.
A informação é da MetSul Meteorologia:
"Esse ciclone vai ajudar a acabar com o período chuvoso no Rio Grande do Sul? Sim e era justamente o que os gaúchos mais precisavam, um sistema meteorológico que mudasse o padrão atmosférico das últimas semanas. Ciclones costumam impulsionar ar seco a partir do Oeste quando estão na costa. Por isso, passada a instabilidade deste início de semana, o ar seco trazido pelo ciclone vai garantir vários dias seguidos sem chuva e com sol."
Essa redução das chuvas deve ocorrer com o afastamento do ciclone do continente em direção ao Atlântico. "Na quarta, na quinta e na sexta-feira, voltamos a ter um tempo, finalmente, um pouco mais firme aqui na nossa região", explica a meteorologista da Sala de Situação do RS, Catia Valente.
O período coincide com a previsão de afastamento do ciclone – que deve se mover para o Leste a partir de quarta-feira, 29/05. "Ainda vai ter alguma instabilidade lá pelo Leste gaúcho por causa da umidade que vem do mar. Aqui, nós vamos ter a presença do Sol e variação de nebulosidade."
Chuviscos e ventos fortes
"Nós temos o ciclone no mar e ele empurra muita umidade em direção ao Estado", afirma a meteorologista. "Tem chuvas, ainda, no Leste gaúcho principalmente e, principalmente, chuvas fortes nas áreas mais da metade Sul."
No Planalto Médio, a previsão é de chuvas menos intensas. "A gente vai ter esse tempo um pouco fechado, alguns chuviscos de vez em quando, uma pancada e outra – mas, a intensidade da chuva não é grande, felizmente, aqui na região."
Há risco de ventos fortes, que também devem se enfraquecer com o afastamento do ciclone em direção ao Oceano. "Nós temos esse ciclone no mar que também favorece os ventos. Claro que as rajadas mais fortes ficam no Leste e Sul, mas, por aqui, a gente pode ter, também, em alguns momentos, um vento um pouco mais forte."
O alerta também é feito pela MetSul. "As regiões que mais devem ter vento hoje serão o Sul e o Leste. No Sul e na Campanha, 70 km/h a 90 km/h em alguns pontos, principalmente no Litoral Sul."
Comentários