Como deve ser o tempo na Primavera de 2024?
INMET divulgou prognóstico com as principais tendências da estação
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou, na última quarta-feira, 18/09, o “Prognóstico Climático de Primavera”. O documento detalha as principais tendências para a estação iniciada nesse domingo, 22/09, às 9h44. Você pode conferir o texto na íntegra clicando neste link.
Na maior parte do Brasil, a Primavera é a estação de transição entre o tempo seco e frio do Inverno e o tempo chuvoso e quente do Verão. Na Região Sul, ela não traz uma mudança tão radical, visto que o clima subtropical tende a ter chuvas distribuídas de forma equilibrada ao longo do ano. A estação, contudo, está associada à possibilidade de chuvas fortes e granizo.
Segundo o prognóstico, a principal tendência para o Estado é de chuva e calor. “Para o Rio Grande do Sul, a previsão aponta para uma tendência de chuvas próximas e acima da média. As temperaturas previstas podem se manifestar com condições predominantemente acima da média climatológica, principalmente no Oeste da região.”
Probabilidade, também, de fim do El Niño e início do La Niña – especialmente de outubro a dezembro. “Aponta para transição das condições de Neutralidade para o início da La Niña no trimestre setembro-outubro-novembro/2024, com uma probabilidade de 58% (Figura 2). Já no trimestre outubro-novembro-dezembro/2024 (OND/2024), a probabilidade do início do fenômeno aumenta para 60%.”
Comentários