CORSAN monta "barramento" no Rio Marau para acumular água
Baixar ÁudioCompanhia também anunciou mudanças no pagamento das contas de água e atendimento
Em entrevista fornecida à Tua Rádio Alvorada nesta segunda-feira, 18/01, o gestor da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN) de Marau, Clausir Alves, afirmou que entidade montou ‘barramento’ no Rio Marau. Segundo ele, a estrutura foi construída com pedras disponibilizadas pela Prefeitura Municipal de Marau de forma a “fazer um assoreamento, uma barragem da água, para que ela acumulasse um pouco mais”. Clausir ressaltou que mecanismo não é barragem, mas uma forma de melhorar a captação de água.
Segundo o gestor, não deve haver cortes de água pelos próximos dias, apesar de o município ter decretado situação de emergência na última quinta, 13/01. “O racionamento é um caso bastante extremo”, comentou, dizendo que “o Rio é bastante preservado e nós temos condições de atender ainda um bom tempo”.
Clausir também lista a estiagem como uma das causadoras de cheiro e gosto na água tratada. Segundo ele, isso acontece exatamente pelo espaço em torno do Rio ser preservado, com grande quantidade de folhas. O gestor explica que elas caem e se acumulam no leito. Como consquência, “com o tempo, principalmente agora que a vazão do rio está menor, há menor quantidade de água, essa matéria orgânica que se forma, ela começa a decompor e ela forma fermentação – e isso acaba interferindo no gosto e no cheiro da água”.
Isso, contudo, não quer dizer que a água tratada não seja potável. Clausir explica que a companhia está incluindo carvão ativado no tratamento desde dezembro de 2021 para amenizar o problema. Também segundo ele, a água é avalizada pela CORSAN, pela Vigilância Sanitária e pelo Ministério da Saúde antes de ser fornecida ao público.
Atendimento e pagamento
De acordo com Clausir, o pagamento das contas de água nas lotérica da Caixa Econômica Federal era parte de um contrato com a CORSAN que se encerrou no dia 31/12/2021 e não foi renovado pela instituição financeira. Assim, passou a ser impossível realizar a quitação do débito nas Loterias.
O gestor também lembra que existem outros locais e formas de pagamento que podem ser usados para resolver a situação. Ele cita como exemplo o pagamento por cartão, via internet, em lojas autorizadas pela companhia, nos Centros de Formação de Condutores (CFCs), além de bancos (via caixa ou via correntista). “A CORSAN tem três... A gente chama de totem,” complementa, enumerando que a companhia “tem um aqui no escritório da CORSAN, tem dois na Prefeitura, que recebem tanto pagamento via cartão, ou mesmo fazer outros tipos de atendimento”.
Clausir explica que é preferível que atendimento aconteça através do recurso, através do fone 0800 ou por meio de formas digitais (como o autoatendimento via site), sendo o deslocamento ao escritório realizado somente quando necessário e obrigatoriamente após agendamento. “É uma normatização e a gente tem que seguir as normas”.
Em nota enviada à Tua Rádio Alvorada, a companhia ainda informou que o atendimento aos clientes da CORSAN será realizado de acordo com a que preconiza a Lei Geral de Proteção de Dados. Isso significa que qualquer informação será prestada somente ao titular responsável pela referida ligação de água, não sendo mais possível fornecer dados a nomes que não sejam os que estão no cadastro da empresa.
Para ouvir a entrevista com Clausir Alves, clique em 'ouvir notícia'. O botão com acesso para o áudio está localizado acima da foto.
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