Chuvas do fim de semana podem seguir até o início do Inverno
Baixar ÁudioPeríodo é consequência de sistema estacionário de baixa pressão
Um sistema de baixa pressão deve causar uma nova cadeia de chuvas sobre o Rio Grande do Sul entre o este sábado, 15/06, e a próxima sexta-feira, 21/06. "Ela vai ser alimentada pelo fluxo de umidade que vem lá do Norte do país, então aquele cenário de bloqueio, novamente, deve predominar", explica a meteorologista da Sala de Situação do RS, Catia Valente.
Previsões anteriores, divulgadas pela Defesa Civil do Estado, indicavam que o fim de semana poderia registrar grandes volumes de chuva. "Este sistema de baixa pressão também dá origem a uma frente fria e vai ficar estacionário sobre o estado. Portanto, ao longo do domingo, tem previsão de chuvas com volumes bem expressivos – que podem variar de 40mm a 50mm em média."
Segundo a MetSul Meteorologia, na segunda-feira, 17/06, as chuvas podem ser mais expressivas na Metade Norte do RS. "A maioria dos modelos indica uma faixa de precipitação mais volumosa entre o Centro do estado e a Grande Porto Alegre e uma segunda entre o Noroeste e a Serra", descreve o texto da meteorologista Estael Sias.
Os maiores acumulados são esperados para a região de Palmeira das Missões. "Há um consenso entre os dados de que o Noroeste do Rio Grande do Sul deve ter os mais altos volumes de chuva nos próximos sete dias, com marcas em alguns pontos de 200 mm a 300 mm, e isoladamente até possivelmente superiores."
De acordo com Catia, a condição meteorológica deve persistir sobre o RS até o final da próxima semana. "A tendência é que a chuva continue atuando sobre o Estado, também, na terça, na quarta, e, pelo menos, até a sexta-feira. Mas os volumes, mesmo, expressivos de chuva devem acontecer entre o domingo e a quarta-feira."
Enchentes e alagamentos
Também segundo a MetSul, as chuvas não devem ser tão extremas quanto as do começo do mês de maio. Há previsão de aumento dos níveis dos rios, mas não nos volumes do quinto mês de 2024, alcançando cotas extremas.
Os volumes, contudo, podem trazer problemas. "São suficientes para causar riscos e problemas à população como alagamentos, inundações, queda de barreiras, deslizamentos de terra e prejuízos adicionais para o campo gaúcho."
Há uma atenção especial. "O Rio Uruguai no Noroeste será a exceção, já que os volumes na região serão mais altos desta vez do que no fim de abril e no começo de maio. O Uruguai encheu em maio pelas águas que recebe do Ibicuí (que vem do Centro do estado), no trecho entre Itaqui e Uruguaiana, mas desta vez toda a Fronteira Oeste estará sob risco pela chuva forte a excessiva no Noroeste e no Norte do estado."
Alertas do INMET
No momento de publicação desta matéria, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) tem quatro alertas ativos para o Rio Grande do Sul. Os avisos se estendem até o final da noite de segunda-feira.
Encerrando às 23h59 deste sábado, há um alerta amarelo de perigo potencial de tempestade para a Metade Sul. Risco de chuva entre 20 e 30mm/h, ventos de até 60km/h e queda de granizo.
O principal aviso do final de semana cobre toda a Metade Norte do RS. É um alerta laranja de perigo que se estende entre 00h01 deste sábado e 12h do domingo, 16/06. O risco é de chuva entre 50 e 100mm/dia, ventos de até 100km/h e queda de granizo.
Na fronteira com Santa Catarina também há um aviso amarelo de perigo potencial. O alerta segue até às 12h do domingo, com possibilidade de chuva até 50mm/dia, ventos de 40 a 60km/h e queda de granizo.
Domingo, ao meio dia, inicia o último alerta disponível no site do INMET. É um aviso laranja de perigo de tempestade que compreende toda a Metade Norte do RS e Metade Sul de Santa Catarina até às 23h59 de segunda-feira. Há possibilidade de chuva de até 100mm/dia, ventos de até 100km/h, queda de granizo, corte de energia, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Comentários