Massa de ar frio derruba temperaturas no RS
Marau tem alertas de queda de temperatura e geada para o domingo
Um ciclone extratopical que atua sobre o Oceano Atlântico Sul, ao Leste da Patagônia, deve trazer uma massa de ar frio para o Rio Grande do Sul. O ciclone está distante e não oferece qualquer risco para o Sul do Brasil, mas deve trazer as dinâmicas tradicionais do inverno de volta.
Com a chegada do evento meteorológico, deve haver uma queda nas temperaturas em diversas cidades gaúchas. O vento também sopra com maior intensidade no RS, com rajadas mais intensas na região Sul e Leste do Estado. Pontos como litoral e a Lagoa dos Pato devem registrar ventos de até 70km/h, mas a média geral deve ser entre 30km/h e 50km/h.
A sensação térmica deve ser mais baixa, especialmente no final da tarde de sábado, 12/08, – se estendendo pelo domingo, 13/08. Isso ocorre por conta do movimento do centro de alta pressão, que se transfere para sobre o Uruguai.
Alertas para Marau
O RS quase não possui mais alertas de tempestade, que se transferiram para uma pequena faixa ao extremo Norte do Estado. Isso não significa, contudo, que não existam alertas meteorológicos para o Rio Grandedo Sul.
A região de Marau tem dois alertas: de queda de temperatura e de geada. Eles estão relacionados, claro, ao ingresso da massa de ar frio e seco.
O primeiro dos alertas é amarelo e está previsto para iniciar à meia noite de domingo – se estendendo ao longo de todo o dia. A temperatura média deve cair cerca de 4°C, o que baixa as mínimas para 5ºC ou menos em boa parte do Estado.
A cidade também tem alerta laranja de geada iniciando às 3h da madrugada entre sábado e domingo. Há risco de perda de plantações e temperatura mínima entre 3°C e 0°C.
Comentários